terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Tamanho é documento

Na passarela e fora dela, as maxibolsas foram protagonistas no quesito "acessórios da temporada". Quanto maiores, melhor o efeito. Anote: o truque é ótimo para atualizar o visual.



Mais é mais: as bolsas gigantes de alguns fashionistas que circulavam pela Bienal


Tá, meu bem?!



...E já que estamos em um momentinho "frases de efeito", aí vai mais uma, dessa vez garimpada na platéia fashion:

Divirta-se

"Roupas são pequenos truques para se levar uma vida melhor ou pelo menos como se quer... "

Marcelo Sommer

Trocadilho

Foto: Agência Fotosite/Divulgação


A colega vê mais uma vez as "sabotas" de Jefferson Kulig na passarela e dispara um trocadilho fashion: "ele é fiel às suas bases". O curitibano, com oito participações na SPFW, desfila suas sabotas desde a primeira aparição em São Paulo.

Acho que vi um gatinho

Vi sim...










Fofurinha nos mínimos detalhes, como sempre, a coleção de Isabela Capeto. E mais não conto porque não sei. O desfile foi restrito, restritíssimo...



Foto: Agência Fotosite/Divulgação

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Vaivém

Foto: Agência Fotosite/Divulgação

Começa o desfile de Mario Queiroz e a colega pega logo o celular com a foto do marido. "Preciso ver o bofe pra não perder a referência", brinca, guardando rapidamente o telefone-porta-retrato para se concentrar no desfile. Na fila de trás, o vaivém de bonitões também provoca comentários e quase atitudes: "me amarra na cadeira por que senão eu vou até lá". O amigo responde: "não amarro porque se você for eu corro junto". No final do desfile o "obrigada, Mario" é o que mais se ouve.

Deu samba



A Velha Guarda do Samba é a grande homenageada do desfile da Cavalera - que nesta edição resolveu acertadamente juntar as coleções masculina e feminina. Adoniran Barbosa é reverenciado na trilha sonora e nas estampas bem-humoradas que enfeitam até mesmo fivela de cinto. Cartola também é lembrado entre as peças de delicados trabalhos manuais, como a sempre preciosa renda renascença.

Ah, faltam três semanas para o Carnaval e apenas mais um dia de SPFW. Nervinho.

Pra comer de camisinha


Na linha histórias de bastidores, a colega se delicia com o doce de milho servido no brunch da Patachou e dispara: "melhor do que orgasmo". O povo, é claro, vai atrás para provar também. A aprovação vem de outro coleguinha: "hum, isso é pra comer de camisinha". É certo que a frase já está se espalhando pelo Brasil afora.

Atemporal



Samuel Cirnansck deu um toque de realeza à tarde fashion de domingo. Seu faro certeiro para o glamour e a sensualidade apontaram para o barroco, costurado com rendas, decotes profundos nas costas, estampas tipo rabiscos, vestidos de corpo bordado e saias ora curtas ora longas e fluídas. As anquinhas de Maria Antonieta deram o ar da graça - só pra fazer graça - mas a imagem da coleção é a noiva moderna que concentra em si todos os tempos da moda.

Clássico atualizado


Há 10 anos, quando a moda no Brasil ainda era uma promessa e os títulos da área, uma raridade, a "Enciclopédia da Moda", de Georgina O`Hara, salvou a vida de muita gente. Pois agora o livro ganhou nova edição com direito a 100 verbetes de moda nacional, elaborados pela jornalista Cyntia Garcia, professora do MBA em Gestão de Luxo na FAAP. "Tenho uma das maiores bibliotecas de moda do país, conheço várias enciclopédias, mas esta é a mais sintética, a que contém a melhor qualidade de informação em 350 páginas", garante ela, que fez pose para o blog ao lado do estilista André Lima, ontem, na Bienal. Ela conta ainda que o projeto dosou custos para caber no orçamento dos leitores (custa R$ 58,00). A capa da nova edição traz uma imagem do memorável desfile de papel, de Jum Nakao.

domingo, 28 de janeiro de 2007

A nova cara da Patachou

Com a saída de Tereza Santos na direção de estilo da Patachou, a vaga foi preenchida por outra mineira, Ana Magalhães. Nascida em berço fashion, Ana cresceu vendo a mãe criar para a grife masculina Art Man. Adulta, foi trabalhou nove anos na Patachou, passou outros dois na Coven e até teve a própria marca, a Calisto. A coleção de estréia de Ana Magalhães tem nome querido: As mulheres que amamos. "Eu e minha equipe forramos a sala com fotos das mulheres que amamos, desde divas de Hollywood a pessoas que lutam por causas sociais como Zilda Arns", conta a estilista. Nas araras, fofurinhas como as estampas de lacinhos e os casais de passarinhos. Preto e cinza prevalecem e o contraste fica por conta dos acessórios, principalmente os vermelhos.



O que muda com a troca? "Trabalhei nove anos na Patachou, posso dizer que a minha identidade se confunde com a da marca", explica Ana, que neste domingo recebeu um grupo de jornalistas para um brunch na loja da Oscar Freire. A propósito, a loja do Shopping Iguatemi vai ser a única a ser fechada com a mudança toda. Mas para as curitibanas, a boa notícia é que há o interesse de se abrir uma segunda loja na cidade.

sábado, 27 de janeiro de 2007

Tear de prata




Entre tantas novidades para o outono-inverno no salão de negócios da São Paulo Fashion Week, a designer paulistana Thaís França consegue se destacar por seu trabalho diferenciadíssimo. A união inusitada da renda com a prata nos seus acessórios. No início, há cerca de dois anos, ela partia da renda para depois montar a prata. Hoje faz o processo inverso. "A base de prata vira um tearzinho", explica Thaís, que exporta cerca de 80% da sua produção. Tanto que seu site tem versões em inglês e francês.

Maria Bonita


"tem vezes que tenho vontade
de que nada mude
vou ver
mudar é tudo que pude"
Paulo Leminski

Ronaldo vai à China





Fotos: César Augusto

Dia 3

Iódice

Tereza Santos


Alexandre Herchcovitch

Erika Ikezili


Glória Coelho

Fotos: César Augusto (Glória Coelho: Agência Fotosite/Divulgação)

Alfredooooooooo



Quem aí se lembra do Alfredo é porque já tem muitos anos bem vividos. Para quem não lembra, Alfredo era o nome do mordomo-propaganda da Neve que vivia salvando a vida dos patrões, aparecendo com papel higiênico na hora certa. Na falta do Alfredo, quem surge é o mineiro Ronaldo Fraga, que assina a nova coleção de latas decoradas da empresa. São quatro opções com o traço inconfundível do estilista. As latas estão nos pacotes de 16 rolos de papel higiênico. Desde já objeto do desejo dos fãs.


Tira-gosto






Em primeiríssima mão, o Novidadeiras mostra o making of do inverno 2007 Monica Negreiros, estrelado pela top Luciana Curtis e clicado pelo expert Fernando Louza. As fotos para o catálogo foram feitas ontem, em um belo apartamento no bairro Higienópolis, em São Paulo, tão iluminado que mais parecia um estúdio com luz natural. Apesar de estar no nono mês de gestação, a estilista fez questão de acompanhar a produção, trocando figurinhas o tempo todo com o produtor Fábio Paiva. Com tantos profissionais-tops juntos, não deu outra: as imagens são de tirar o fôlego...

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

No gargarejo



A casa - no caso o lounge da São Paulo Fashion Week na Bienal - quase caiu ontem com o showzinho fofo dos meninos mais fofos ainda do Eight Legs. Principalmente quando disseram com todas as letras Thank you, Karla. Há testemunhas!!!

Tá não era eu a Karla em questão, mas como ainda tem mais quatro dias inteiros de desfiles pela frente, é bom ficar um pouco iludida

Pé-vermelho



O londrinense Fábio Delai reaparece na passarela da Zoomp. A foto é do César Augusto.

Dia 2

Triton

Lino Villaventura


Zoomp




Ellus

Patrícia Vieira


Seguinte, as Novidadeiras agora têm um fotógrafo só pra elas aqui na São Paulo Fashion Week. É por pouco tempo, então a gente vai falar menos e mostrar mais. É a primeira vez que 0 César Augusto baixa na Bienal, mas a estréia foi ótima - as fotos ficaram ma-ra-vi-lho-sas -, apesar da dor nas costas, do cansaço, da fome...Tomara que ele volte.


Neutralize-se

Foto: César Augusto


Quem é que não ficou alarmado com as más notícias – já sentidas na pele - sobre aquecimento global ,que parecem ter invadido 2007 com força total? E a pergunta que todo mundo se faz diante dos prognósticos é uma só: a situação pode ser revertida ou, pelo menos, amenizada?

A resposta é sim. É possível correr contra o prejuízo, ainda que os efeitos nocivos do uso “irresponsável” do planeta já estejam batendo nas nossas portas. Uma das maneiras de compensar esses danos é a neutralização da emissão de gás carbônico, grande vilão do efeito estufa. Batizado de “Carbon Free”, o movimento começa a ganhar importância em todo o mundo e chega à SPFW em parceria com a ONG The Green Initiative. O verbo da vez é neutralizar-se.

Para isso, basta plantar árvores. A novidade é que por meio de uma “calculadora verde” pode-se saber a quantidade exata a ser plantada para compensar o impacto individual ou de empresas. Ou seja, cada um se torna responsável pelo seu próprio consumo. Computadores com tais calculadoras foram espalhados pelo prédio da Bienal e em apenas 5 minutos o resultado está na mão. Entram nessa conta as emissões de CO2 geradas pelo consumo de eletricidade e gás e pelo uso de transportes terrestres e aéreo.

Para quem não quer colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, a ONG se encarrega do serviço. Basta preencher uma ficha de autorização. A “The Green Initiative” já plantou 20 mil árvores, 10 mil delas no Paraná.

Quer entrar nessa onda “Carbon Free”? Entre no site da ONG, faça as contas e seja Carbon Free você também.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Mundo virtual, personagens reais

Mariana: fotolog com 110 mil acessos
Se moda é comunicação, nada mais óbvio que ela acompanhe as drásticas mudanças que estão acontecendo no mundo da informação. Pensou em Internet? Acertou em cheio. Em uma iniciativa inédita, a Motorola convidou blogueiros brasileiros e internacionais - alguns deles referências no meio fashion virtual - para cobrirem esta edição da SPFW: novas linguagens para traduzir as passarelas, um frescor mais do que necessário para uma área cuja essência é a renovação.

O efervescente mundo virtual também veio à tona na nova campanha da Melissa, que sabiamente foi beber na fonte de referências de seu público-alvo. Paulo Pedó, diretor de marketing da grife, prefere chamar a campanha de projeto de comunicação, tamanha é a inovação da iniciativa. A empresa convidou quatro fotologueiras de diferentes regiões do país para serem embaixadoras da coleção, batizada de "Create Yourself". Elas serão as estrelas dos filmes publicitários e consultoras da grife nesta temporada, com palpites e conselhos sobre como aprimorar as sandálias.

Uma delas é a paulistana Mariana de Souza Alves Lima, 24 anos, que estuda Moda na Santa Marcelina e teve, na última semana, 110 mil acessos no seu fotolog (www.fotolog.com/marimoon). Ela se auto define como punk-gótico-cyber-clássica, uma mistura de roqueira e princesinha. Seu estilo (traduzido nas fotos que faz de si mesmo) virou referência e ela acabou lançando marca própria antes de terminar a faculdade. "Cansei de entrar nas lojas e não achar o que eu queria. Por isso, criei minhas roupas", conta, durante o momento celebridade que viveu hoje, na House of Palomino, onde a campanha foi lançada.

E a novidade não pára por aqui. No site da Melissa, os internautas vão poder customizar os anúncios da nova coleção, que depois serão escolhidos e premiados em um concurso. O site contabiliza mais de 170 mil acessos/mês e tem 300 comunidades espontâneas no Orkut. "Tudo está em rede hoje. A opinião de um amigo vale muito mais do que um anúncio dizendo para comprar isto ou aquilo", justifica Pedó.

Efeito Alexandre


Alguns desfiles costumam dar a impressão de que passaram do ponto: longos demais, pecam pelo excesso. Nunca é o caso de Alexandre Herchcovitch, que sempre deixa um gostinho de “quero mais” na platéia. Dessa vez, a imagem de referência foi a dos trabalhadores do campo. A forma peculiar com que se vestem para o trabalho, sobrepondo peças (como forma de proteção), deu origem a uma coleção irretocável e muito sofisticada, fechando a primeira noite de desfiles com chave de ouro. A silhueta é ampla, tecidos naturais e tecnológicos se misturam e as cores trazem o marrom da terra e o azul do céu sertanejo, além do obrigatório preto. Para aplaudir de pé.

Ecologicamente fashion


A Osklen está totalmente em casa nesta edição da SPFW. Desde o início da grife, Oskar Metsavaht levantou a bandeira ambiental: é fundador da e-brigade, instituto que cuida de causas ecológicas. Neste inverno, ele apresenta seus "Guardiões da Amazônia", mantendo as formas das últimas temporadas – os vestidos soltos, as calças e shorts de cintura alta – e acrescentando tricôs masculinos com maxi gola rolê, jeans skinny e tench-coat acinturado. Três são as estampas da vez: tribal vermelho, penas de pássaros (fundo azul com pinceladas de vermelho), e listras em azul, marrom, amarelo e verde. Os acessórios são um show à parte: destaque para as botas curtas cavadas e para a bolsa amarela de couro de peixe.

Curta-metragem


Giselle Nasser trouxe um frescor ao seu inverno investindo em uma nova postura feminina: sai a mulher romântica e delicada; entra a garota sensual que exibe as pernas em vestidos com saias drapeadas e botas de cano curto e salto alto. Ponto alto: o tressê que depois se desdobra em estampa e a pelerine ampla em tons de roxo e verde.

Sportswear ecológico



A tendência futurista, uma das vertentes da temporada, também foi o ponto de partida da grife paulistana Uma, que sofisticou o sporstwear apostando nas blusas soltas e com volumes suaves, nos franzidos laterais e nas parkas em malhas fininhas, que funcionam como vestidos. As malhas, aliás, têm forte presença na coleção e chegam com apelo ecológico, como manda a nova consciência fashion: têm como base o algodão orgânico, o bambu e fios extraídos de sementes de cupuaçu.

Futurismo à moda antiga


Reinaldo Lourenço fundiu dois mundos para criar o seu inverno 2007. Imaginou um tempo onde a aristocracia e a era pós-apocalíptica se encontram. O melhor desse mix fica por conta da alfaiataria com pregas, nervuras e correntes. A lógica “eduardiana versus Mad Max” se desdobra em vestidos, jaquetas e trench-coats, acompanhada por calças justas de couro e botas de cano alto. Outro bom momento são os vestidos de festa construídos com pregas, embrulhando a silhueta com perfeição.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

O cenário da temporada


Essa é uma das primeiras imagens que se vê ao entrar no prédio da Bienal, sede oficial dos desfiles da São Paulo Fashion Week. Mas nada pode ser estar mais longe da idéia de "sombra e água fresca" do que a temporada fashion paulistana. O evento começou de manhã e a programação vai até à noite. O último desfile está marcado para às 21h30 - são sete só hoje. E 38 no total. Sem contar coletivas de imprensa e outros compromissos que fazem o dia voar. Fashionista sofre, mas a-do-ra tudo isso... Ah, as redes têm uma razão de estarem aqui. O tema do evento é sustentabilidade, um assunto que ainda vai render muitos posts novidadeiros.

Novidade paranaense


Modelando há apenas três meses e meio, Andressa Fontana (da Ten Models) já é uma das sensações da temporada outono-inverno. Fez 26 desfiles no Fashion Rio e tem outros 20 pela frente aqui na São Paulo Fashion Week. Aos 17 anos, Andressa é de Santo Antônio do Sudoeste, cidade paranaense que fica quase na fronteira com a Argentina. A beldade tem 1,78 m e já está de viagem marcada para Nova York.