quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A cultura do detalhe








Presentão de aniversário ontem para esta novidadeira que vos escreve: uma festa do Ronaldo Fraga inteirinha pra mim.

Tá, na verdade era o evento de abertura do Minas Trend Preview - Outono-Inverno 2010, com desfile e coquetel no Expominas.

Mas se o próprio Ronaldo diz que é uma delícia que agora ao invés de duas, a gente se encontra quatro vezes por ano, como não acreditar no presente?

Consultor pela segunda vez, o estilista conta que o evento serve como "um cartão de visita dourado" para a moda mineira.

"Moda só é moda quando vende mais do que roupa", avisa Ronaldo, que se encanta em poder "vender a cultura de um Estado inteiro, um País inteiro", explica. "Quando está tudo igual, São Paulo se parecendo com Tóquio, que por sua vez é igual a Londres, o autêntico ganha valor", diz.

Por sugestão do estilista, esta edição do MTP - que segue até o dia 7 - tem Oficina como codinome. Justamente para destacar a cultura do detalhe, tão especial em Minas Gerais.

Para Ronaldo Fraga, o Minas Trend "organiza a vida de todos. Comprando agora, recebe antes de todo mundo. E tendo que lançar com tanta antecedência, as pessoas podem pirar mais, sem ficar presas às tendências", destaca.

"Amo a cultura do detalhe e aqui (evento) tudo dialoga, desde a roupa dos garçons à música que vai tocar depois. É tudo bem amarrado para contar uma história." Na decoração, Ronaldo decorou o piso da entrada com serragem colorida, como nas procissões de Corpus Christi pelo interior do Brasil. Vestidos de lata e bonecas de roca também fizeram parte do cenário inspirado no interior mineiro.

Fuxicos gigantes, quem diria, formaram um painel gigante próximo à sala de desfile. "É uma exposição que poderia estar no Centro de Arte Contemporânea de Tóquio", planeja.

E sobre o desfile? Trinta marcas deram carta branca a Ronaldo Fraga e ao stylist Daniel Ueda para as mais diferentes combinações. "Marcas que nunca se encontrariam e talvez não se encontrem na vida real", explica.

Os elogios de Fraga à Ueda nos bastidores pré-desfile também tiveram sequência na entrada final. O estilista fez questão da presença do stylist na passarela. Fofura.
Fotos: Marcio Madeira/Divulgação

Nenhum comentário: