Os novos rumos da moda brasileira
São Paulo Fashion Week começa hoje a mostrar as novidades para o inverno. Até o dia 21, serão 39 desfiles das mais importantes grifes nacionais
No finalzinho de 2007 uma notícia pegou muita gente de surpresa. O estilista Alexandre Herchcovitch anunciou a venda de suas duas marcas – Herchcovitch; Alexandre e Herchcovitch Jeans – para a holding I’M (Identidade Moda), o mesmo que já havia comprado a grife Zoomp, uma das mais conhecidas do País. No planeta fashion, a iniciativa de grandes grupos fazendo investimentos em mais de uma marca não é novidade. Que o diga a LVMH, dona de grifes de luxo como Louis Vuitton e Givenchy, e a Pinault-Printemps-Redoute, por sua vez proprietária da Gucci, Yves Saint-Laurent, entre outras marcas poderosas.
Mas Herchcovitch continua – ufa! – na direção de criação de suas marcas. Um dos estilistas mais conhecidos do País e com forte e ascendente projeção no exterior (abriu uma loja no Japão no ano passado e promete uma em Nova York nos próximos meses), ele é sempre responsável por alguns dos desfiles mais aguardados das semanas de moda.
A boa notícia é que hoje, primeiro dia da vigésima quarta edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), tem a primeira das três apresentações da temporada de Herchcovitch. Além de mostrar a coleção feminina hoje, o estilista também faz um desfile exclusivo da sua linha masculina (no último dia do evento, dia 21) e ainda tem fôlego criativo para a Zoomp, de quem passou a cuidar do estilo no ano passado. O Inverno 2008 será sua primeira coleção para a grife.
Com tantas novidades nos bastidores, a SPFW já seria um grande evento. Mas há muito mais para acontecer nos próximos seis dias. Principalmente sob os flashes e holofotes direcionados para as passarelas montadas no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Serão 39 desfiles das mais importantes grifes nacionais. O curitibano Jefferson Kulig ainda segue representando a única grife paranaense. Giselle Nasser nasceu em Ponta Grossa e Erika Ikezili em Cornélio Procópio, mas as duas são radicadas em São Paulo.
Apesar do evento ser focado em moda, a semana paulistana sempre lança temas para serem pensados e discutidos pelo público, que cada dia cresce mais. O interesse pela moda tem aumentado muito nos últimos anos. Com apenas 12 anos, a SPFW foi uma das grandes responsáveis por colocar a moda na pauta de conversas do brasileiro.
Agora é o brasileiro que vira pauta da SPFW, que vai abordar o tema da diversidade e do caos urbano no que chama de “uma Babel para o século 21”. Uma enorme torre montada no centro do prédio da Bienal vai servir de redação para o site oficial do evento e também para colaboradores eleitos entre os visitantes.
A sustentabilidade segue sendo um assunto importante, afinal está na moda cuidar do meio ambiente. Tanto que um dos desfiles que vai dar muito o que falar é o da Cavalera. No domingo, a grife paulistana vai levar os convidados para as margens do Rio Tietê como forma de protesto bem-humorado contra a poluição da água. Máscaras serão distribuídas para o público.
Na agenda paralela, a ansiedade fashion surge por conta da visita da estilista inglesa Vivienne Westwood. Ícone internacional, ela vem ao Brasil para o lançamento de dois modelos de sapatos criados em parceria com a Melissa. Para celebrar a presença ilustre, duas exposições estão agendadas para acontecer durante a SPFW. Direto de Milão vem a exposição “Vivienne Westwood Shoes – 1973-2006” com 147 sapatos criados pela inglesa. E “Vivienne Westwood Multimídia” foi idealizada especialmente para celebrar a parceria, contando a trajetória de Mrs Westwood do início dos anos 1970 até os dias de hoje.
Entre as modelos, destaque para a número 1 do mundo atualmente (de acordo com o Models.com), a gaúcha Raquel Zimmerman. Ela fará apenas o desfile da Animale (amanhã), com quem assinou exclusividade. A grife carioca faz sua estréia em grande estilo no evento paulistano, depois de ter deixado as passarelas do Fashion Rio. Outra marca que aparece pela primeira vez na SPFW é a Amapô.
Para o primeiro desfile da temporada, Tufi Duek abre as portas da sua própria casa para uma apresentação para poucos, bem poucos convidados para mostrar a coleção Forum Tufi Duek. Há muita expectativa, afinal, 2008 já começou com muitas novidades. Do jeito que o povo da moda gosta.
O canal pago GNT montou uma programação especial para a cobertura da SPFW. Todos os dias às 18h30, o canal traz um boletim do que está acontecendo no evento. À 0h15, um programa de uma hora irá mostrar os melhores momentos do dia. Hoje e sábado, às 22 horas, o programa GNT Fashion será ao vivo direto da Bienal.
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