domingo, 13 de janeiro de 2008

Agenda paralela


Paralela à São Paulo Fashion Week, acontece mais uma edição do evento "Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais". O nome ziguezague vem da técnica de costura, mas vai além. Segundo a idealizadora do evento, a pesquisadora de moda Cristiane Mesquita, a escolha "nasceu da idéia de ir e vir, de transitar de um lugar a outro. O que se encaixa com o conceito da proposta. Pois os visitantes poderão transitar pelos espaços do local, como ir do MAM para o prédio da Bienal, da sala de desfiles para os ateliers de oficinas e do Ziguezague para o SPFW".
E Cristiane ainda completa: "Isso possibilita a invenção de linhas inspiradoras para se pensar a moda, suas tendências, apresentações e manifestações em perspectivas das mais diversas, uma vez que o movimento de ziguezaguear faz com que a volta ao lugar de origem ocorra numa outra dimensão da trajetória".
PROGRAMAÇÃO

17 de janeiro, às 10 horas
Abertura do evento

Auditório:

"CONVERSAS TRANSVERSAIS" – dias 17 e 20 de janeiro
Convidados comentam relações, intersecções, aproximações e deslocamentos entre moda e arte.
17 de janeiro, às 10h30
Exibição do filme: "Caderno de notas sobre roupas e cidades", de Wim Wenders (16mm, 1989). Comentários: Ludmila Brandão, arquiteta.
Mediação: Cristiane Mesquita, psicóloga.

20 de janeiro, às 13 horas
Moda e arte: diálogos e desvios - trajetória de exposições que fizeram dialogar criadores de moda e obras de artistas integrantes do acervo do MAM.
Comentários: Marco Antônio Ramos Vieira, pesquisador de moda, artes visuais e linguagem; e Ricardo Resende, curador. Mediação: Biti Averbach, jornalista de moda.
"DESFILES INCRÍVEIS" - de 17 a 19 de janeiro
Imagens inesquecíveis de desfiles brasileiros comentados por pesquisadores. Diversos olhares e diálogos com os desfiles.

17 de janeiro, às 15 horas
Moda em processo de criação
Desfiles: G - inverno/1999, Jum Nakao - inverno/2004 e Karlla Girotto - inverno/2004. Comentários: Charles Watson, professor de pensamento criativo e arte contemporânea; e Cláudia Marinho, artista visual, pesquisadora e designer. Mediação: Mariana Rocha – consultora.

18 de janeiro, às 13 horas
Cada um, cada um? Liberdade e controle no corpo da moda
Desfiles: Vide Bula - inverno/2007, Cavalera - inverno/2005 e Daspu - verão/2007. Comentários: Mirian Goldenberg, antropóloga; e Regina Favre, filósofa e terapeuta. Mediação: Elaine Bortolanza, pesquisadora.

19 de janeiro, às 13 horas
Eles e elas - olhares sobre feminilidades e masculinidades
Desfiles: Marcelo Sommer - inverno/2005, João Pimenta - inverno/2007 e Maxime Perelmuter - verão/2007.
Comentários: Ana Paula Cavalcanti Simioni, socióloga; e Heidi Tabacof, psicanalista. Mediação: Jorge Wakabara, jornalista de moda.
Ateliê:

"OFICINAS TRANSITIVAS" – de 18 a 20 de janeiro
Trânsito entre técnicas e linguagens diversas. Nesta edição, a fotografia é explorada em quatro diferentes perspectivas. São disponíveis 20 vagas por atividade.

18 de janeiro, das 15 às 18 horas
Linguagem Fotográfica Pessoal: Rafael Assef, artista plástico. Oficina de fotografia inspirada em trabalhos de artistas contemporâneos. Explora o corpo como lugar de embate entre razão e emoção.
19 de janeiro, das 10 às 13 horas
Imagem-conceito: Marcio Banfi, artista plástico e stylist. Oficina de criação de styling de moda para fotografia. Faz paralelo com a criação artística, explora materiais diversos e estimula resoluções inusitadas.

19 de janeiro, das 15 às 18 horas
Passarela Experimental: Rogério Cavalcanti, fotógrafo de moda. Oficina de fotografia com proposta experimental na cobertura de um desfile do SPFW. Estimula olhares não convencionais para as passarelas e modelos.

20 de janeiro, às 15 horas
Moda da Rua: Denis Rodriguez, fotógrafo e editor de moda. Oficina de edição fotográfica de moda de rua. Aborda temas como comportamento, padronização, diferenciação e tendência para a construção de álbuns fotográficos.

Evento: "Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais"Quando: entre 17 e 20 de janeiro de 2008Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Ateliê e Auditório Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nºSão Paulo - SP - BrasilQuanto: entrada franca para os "Desfiles Incríveis" e "Conversas Transversais". Para as "Oficinas Transitivas", é cobrada uma taxa no valor de R$ 10,00. Informações: (11) 5085-1313

Nenhum comentário: