sábado, 21 de fevereiro de 2009

Londrina na Casa Vogue






E aí que o arquiteto Guilherme Torres coloca Londrina mais uma vez nas páginas da Casa Vogue. A edição especial Arquitetos reúne 64 projetos traços por 82 profissionais - 26 em São Paulo, nove no Rio de Janeiro, sete na Bahia, cinco no Distrito Federal, quatro em Minas Gerais, e os outros no Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Piauí e Alagoas.





O destaque para Londrina fica por conta do projeto do Ecomercado Palhano, viabilizado por um grupo de investidores da região e criado nos moldes de um mercado munipal, com boxes de grande variedade de produtos. Além de hortifrutigrangeiros, terá também bares e restaurantes.






"Com linhas simples e sólidas, o projeto foi norteado pelo grande aclive do terreno, de mais de 20 metros, e plas leis de zoneamento municipais, que preveem uma alutra de 7,5 m de altura para as edificações às margens do lago. Para atender essas exigências, o prédio foi encravado sob o terreno, deixando muito de suas áreas parcialmente subterrâneas, mas de modo praticamente imperceptível. Os volumes horizontais foram acentuados, marcando sua função. O bloco de madeira abriga a garagem, o de tijolos recebe o mercado propriamente dito e o volume revestido com o jardim vertical organiza toda a circulação do edifício. Dali se tem acesso ao terraço, área de três mil metros quadrados que receberá um grande deque, paisagismo e três bares/restaurantes, que contarão com uma visão do lago e de todo o skyline da cidade. As madeiras serão oriundas da demolição de casas de fazenda da época da colonização do Estado, estabelecendo assim um elo harmônico entre o passado, o pensamento do presente e a lição de sustentabilidade que ficará como legado para a geração futura."






Nenhum comentário: