domingo, 29 de julho de 2007

O tempo da moda


Na esteira da semana de lançamentos do Paraná Business Collection, a edição de ontem do Caderno G, da Gazeta do Povo, colocou a moda no centro da discussão. Na abertura, a editora do Viver Bem, Danielle Brito, amplia o contexto da palavra fashion e, com ajuda de especialistas, abre ao leitor uma janela ampla para a compreensão da moda enquanto cultura. Confira aqui.
Tem também um passeio pelas conexões entre moda e cinema e uma super entrevista com Ronaldo Fraga, um dos estilistas brasileiros que mais tem a ensinar quando o assunto é a ligação entre moda e cultura. Como colaboradora especial do caderno, tive honra de dividir a mesma página com as declarações dele. Chiquérrimo, né?! Valeu Dani!!! Reproduzo aqui embaixo o meu artigo.
O breve tempo da moda é o tempo de todas as coisas
No seu memorável desfile de papel, o estilista Jum Nakao deixou exposto o círculo autofágico da moda, que se auto destrói para renascer continuamente. Rasgar as roupas no final foi uma forma de eternizar imagens que se dissolveriam rapidamente no vaivém de tendências. Mais do que isso, foi um drible no tempo, minutos magicamente roubados da inexorável engrenagem que rege um sistema muito maior do que ele mesmo.

O desfile de Jum aconteceu há três anos. Com exceção de algumas poucas autoridades no assunto, seria difícil alguém se lembrar (sem consultar arquivos), dos detalhes dos demais desfiles apresentados em junho de 2004 na São Paulo Fashion Week. Simplesmente porque foram imagens de moda criadas para saírem do “estoque” mental poucos meses depois, junto com as últimas peças da liquidação. Afinal, é preciso dar espaço para as próximas novidades.

E elas vêm em intervalos cada vez mais curtos. Os grandes magazines internacionais há tempos não se prendem mais ao calendário oficial de lançamentos e renovam semanalmente araras e vitrines, pois o que faz a loja vender é a expectativa do consumidor de encontrar novos produtos, não mais o clima. E essa expectativa é um sentimento comum a todos, dos que acompanham tendências aos que não têm o mínimo interesse por moda.

O último título lançado pelo escritor famoso, o computador mais moderno, o novíssimo design do celular mais hype do momento, as notícias recentes dos blogs mais atualizados... O que, senão a obsessão pela novidade, explicaria aquela sensação de abandono quando, por algum contratempo, nos privamos do acesso à Internet (esse admirável mundo novo)? Com o individualismo moderno, a novidade ganha sentido de urgência e se consagra como filosofia comportamental. O novo é superior ao antigo: eis a idéia que permeia a sociedade de consumo. O breve tempo da moda é o tempo de todas as coisas.

Foi o filósofo francês Gilles Lipovetsky, no clássico “O Império do Efêmero” (Cia da Letras), quem explicou como o princípio básico da moda – a mudança - impõe-se hoje em todas as esferas de consumo. Ele nos faz enxergar que é impossível delimitar onde começa e onde termina o fenômeno moda, pois ela não é um setor específico e periférico, mas “uma forma geral em ação no todo social”. Ela reordena a produção e o consumo de massa sob a lei da obsolescência, da sedução e da diversificação. É, portanto, moda com M maiúsculo.

Com sua lógica organizacional instalada no terreno das aparências e da necessidade do novo, a Moda instaurou o descartável e inaugurou a cultura clip: das mensagens instantâneas, do “bombardeio” de imagens, da velocidade como regra geral, da completa aversão à perda de tempo. O presente - eixo temporal próprio da moda – rege a cultura de massa: sem rastro, sem futuro, ela é feita para existir somente no agora, adaptando todos os discursos ao código da modernidade. Não há lugar para o passado nessa equação fast-fashion. Somos seres do instante. E, assim como as vontades da moda, ele é cada vez mais fugaz.

Nenhum comentário: