sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Off-passarela


A moda masculina é destaque esta semana. A apresentação da coleção Inverno 2009 de Ricardo Almeida, na terça, puxou a fila para as matérias, comentários e afins.

Gloria Kalil até coloca o assunto no seu editorial (dia 4/2), que começa questionando "qual o problemas dos homens com a moda? Porque eles resistem tanto em usar roupas e cores um pouco diferentes dos uniformes de sempre? A resposta é curta e simples: por que sim. É cultural", diz a consultora, que até coloca a "culpa" em Bill Gates.

Para ela, "o mundo cultural masculino teve – e perdeu - sua chance de dar adeus à roupa formal, se Gates não tivesse aderido ao conservadorismo, adotando inesperadamente o terno e gravata".

E hoje, na Folha de S. Paulo, Alcino Leite Neto também elege a moda masculina como o centro das atenções da coluna Última Moda, do caderno Ilustrada. A matéria trata do esforço dos estilistas em destacar a alfaiataria.

"Houve um tempo em que moda masculina e alfaiataria eram sinônimos. Hoje, a alfaiataria foi praticamente relegada aos ternos de trabalho e tem que brigar muito com os jeans e a malharia industrial para encontrar um lugar no guarda-roupa dos rapazes brasileiros", escreve o editor de moda, que entrevistou Ivan Aguillar.

O estilista mineiro radicado no Espírito Santo ganhou notoriedade ao assinar os ternos do presidente Lula e hoje é mais do que respeitado ao apresentar suas coleções exclusivamente masculinas no Fashion Rio.

Ricardo Almeida também já foi responsável pelo guarda-roupa formal do presidente Lula e se hoje continuasse por perto poderia dar um conselho fashion para os tempos incertos que vivemos. É que o estilista aposta num inverno colorido anticrise, como explica a matéria da Última Moda.

"Como a maioria das grifes está lançando coleções em preto e cinza, eu investi na cor. Fiz um mix de clássicos e ousadias pontuais, o que certamente vai atrair o consumidor que não gosta de modismos mas quer alguma novidade", disse o estilista para a Folha de S. Paulo.

As matérias completas e o editorial estão aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: