quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Muito além dos alfajores


Buenos Aires nunca esteve tão próxima. Um vôo de duas horas separa Curitiba da capital portenha. A notícia em si já é ótima, mas ainda vem acompanha por sabores e sons deliciosamente diferentes. Os clássicos devem ser apreciados - show de tango, pacotes de alfajor, passeios pela charmosa Recoleta -, mas as novidadeiras não vão sair de lá sem procurar o que há de lançamentos. Para isso, vale correr os olhos pela lista de CDs mais vendidos da rede Musimundo e descobrir Diego Torres lá no topo. Andando é o sétimo CD de Torres e a música Abriendo Caminos é sucesso nas rádios - apesar da cidade ouvir muito músicas antigas. O revival musical é recorrente nas lojas, restaurantes e hotéis.





Nas bancas de revistas, as modelos brasileiras seguem belíssimas. A beldade da vez é Ana Beatriz Barros de biquíni Rosa Chá na capa da Elle de outubro. O preço normal é 6,90 pesos, mas este mês a revista está com promoção e custa 6,50 e ainda vem com a edição de decoração. Bagatela perto das nossas revistas (100 reais equivalem a 120 pesos).

O tango segue presente em todos os cantos. Dos shows de rua ao espetáculo intimista do lendário Café Tortoni a dança continua sensualíssima. São as apresentações com produção caprichadíssima é que estão mudando o cenário. Senhor Tango, dizem, é mais Broadway. Já Esquina Carlos Gardel é mais busca pelas raízes. Não por acaso, o cantor tem a voz parecidíssima com o próprio Gardel. Criado há apenas três anos, o local foi construído para lembrar os espaços antigos com lustres imponentes. As mesas fartas servem jantares com três pratos (os nomes das delícias lembram tangos famosos de Gardel).

Quanto as alfajores e seus recheios turbinados de doce de leite, opções não faltam. Mas quem vê os portenhos se deliciando nas várias filiais do Café Havanna espalhadas pela cidade não conseguem resistir à dica dos nativos. Dá para comprar até no quiosque das Galerías Pacífico, outro clássico da cidade.








Compras? Impossível andar no calçadão da Calle Florida sem ouvir dezenas de convites para conhecer as lojas de couro e cashemere. A dica dos guias é fugir para a extensa Avenida Santa Fé com muitas e muitas lojas e sem os vendedores na calçada. Patio Bullrich é a opção chique da Recoleta (próximo ao Buenos Aires Design, shopping de decoração). Tem a loja da Trosman, da estilista Jessica Trosman, conhecida dos fashionistas brasileiros por sua participação na São Paulo Fashion Week.

Dica da novidadeira? Um passeio pela feira de antiguidades de San Telmo. De novo não tem nada, afinal são 200 barraquinhas com quinquilharias e mais quinquilharias. Mas a viagem no tempo vale o passeio.

Nenhum comentário: