quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Toc Toc Toc

(foto: Louis Vuitton)
Quem bate é o frio! é bem verdade que a moda na Europa já esta com a cabeça no verão 2007. Se a cabeça está longe, o corpinho começa a padecer com o frio, pelo menos no Heminsfério Norte. Toda boa fashionista que se preze já sabe de cor e salteado o que deverá ter no guarda-roupa para não fazer feio no invernão que vem por aí. A novidadeira enviada especial ao Velho Continente (e morrendo de inveja do calor tropical), conta quase tudo sobre o inverno que começa a esfriar a Europa.

Depois de folhear revistas e mais revistas de moda, dar uma olhadela nos desfiles da temporada mais fria do ano e bisbilhotar em araras e vitrines, podemos dizer que o inverno europeu terá algumas regras: sobreposições, com saias por cima de calças, casacos nos mais variados comprimentos, meias coloridas e evidentes, polainas, cachecóis, luvas por cima de luvinhas; mistura de padronagens (para Louis Vuitton e Sportmax) ou black total com variações de tecidos no mesmo look (para Prada e Gucci, por exemplo). Saias longas mas com modelagem mais ajustada ao corpo (esqueça as ciganas do Leste Europeu, baby) em tecidos pesados típicos do inverno – como lã, e em tecidos mais leves como o belo jersey (Gucci e Emanuel Ungaro). Princesas góticas (Versace e Chanel), damas e soldados da corte de Napoleao Bonaparte (Dolce&Gabbana), divas disco vindas diretamente dos anos 70 (Gucci) e 80 (Versace), o peso do metal em ouro e prata, grunges com tudo de bom e ruim que o “oversize” pode trazer (Marcs Jacobs e Louis Vuitton) e o xadrez escocês.O After Ski tambem aparece – como sempre – em peles e muito branco (Dolce&Gabbana). Assim como o estilo rock’n’roll, com um pouco do punk da Inglaterra dos anos 80. A lã ainda é a atração do inverno (no ano passado tb foi assim) e aparece divertida, de tudo quanto é jeito. A cintura subiu definitivamente o que deixaram as mulheres mais elegantes e poderosas. Falando das cores: nao vai faltar violeta (e todas as suas variaçoes), preto, xadrez e metalicos (principalmente ouro) nesta estaçao.



Dolce&Gabbana
Para quem gosta de acessórios, a moda dá à meia arrastão um papel importante. A trama de lycra apareceu bonita nos desfiles de Viktor&Rolf (como máscaras), de Dior by John Galliano (como detalhes em decolettès) e no desfile de Jean Paul Gautier (como salto para scarpins). Luvas – peça essencial no rigoroso inverno europeu – vieram cheia de bossa e apareceram pela metade, terminando no meio da mão, presas apenas pelo polegar e deixando todos os dedinhos de fora. Quem gostou da ideia: Chanel, Sass&Bride, John Richmond, Veronique Barnquinho. Quando o assunto é bijouterias, vale anotar as pérolas gigantes de Chanel (obvio) e as peças com inspiração na Grécia Antiga, com ouro, muito ouro – apesar de algumas vozes insistirem que o prata volta com força total. A África tambem inspirou os estilistas, com pulseiras e braceletes gigantes, estampas fortes nas cores e nas formas. Dizem que o estilo também vai continuar no verão europeu. O inseto da vez é a borboleta para o dia e a coruja para a noite. E pode ir dando adeus ao couro das alças nas bolsas. O lugar agora é das correntes.

Queridinha das editoras de moda, as botas Louis Vuitton são a vedete da estação. O estilo é ortopédico, o salto é alto e tem fecho de velcro. Já virou hit! Além delas, os tamancos de madeira ou sapatos que lembram as babuches, para todos os gostos: dos mais simples e fofos alla Dolce&Gabbana e Prada aos mais sofisticados, com bordados e brilhos. Ainda sobre os “pisantes”, a moda pede botinhas de cano curto (verniz também vale) e ainda saltos bem femininos e vintage.

A moda ja está nas ruas da Europa e quer apostar quanto como chega alguma coisa no Brasil para o inverno do ano que vem?


Nas Fotos: Desfiles de Marc Jacobs, Dior by John Galliano, Giorgio Armani, Gucci, Chanel, Dolce&Gabbana, Prada, Viktor&Rolf e Versace.






Nenhum comentário: