quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Muito mais do que bom, bonito e barato


Fashionistas que é fashionista, em viagem pela Europa, não deixa de dar uma passadinha em uma das lojas Hennes & Mauritz, a H&M, amada e idolatrada, salve, salve! A rede de lojas é conhecida por vender peças de design original a preços irresistíveis e mais ainda, de conseguir traduzir para as ruas o que estava nas passarelas. Entrar numa H&M em início de temporada – a Novidadeira aqui o fez no comecinhdo do outono – chega a ser violento. É tudo lindo, bem estudado, baratinho, moderno...

A história de mais de 1,2 mil lojas em 22 países começou em 1947, em Västerås, interior da Suécia. Erling Person foi a dona da idéia, inspirada em uma loja de roupas para senhoras dos Estados Unidos. Chamou a sua de Hennes, que em sueco siginifica: “para ela”. Vinte anos depois, comprou em Estolcolmo um imóvel onde funcionava uma loja de artigos para caça, a “Mauritz Wildforss” e voilà, nasce a Hennes&Mauritz, que no ano passado faturou € 780 milhoes. O segredo do sucesso: a H&M cria e produz seus produtos que são vendidos exclusivamente nas lojas da rede, sem intermediários. Se não os cria – como os vários “made in” qualquer lugar do mundo– compra em grande quantidade.


No começo de novembro, a rede de lojas volta a causar furor entre os amantes da moda. Homens e mulheres. Dia 09 começa a ser vendida a linha criada pela dupla de estilistas holandeses Viktor & Rolf (na foto acima). No inverno passado foi Stella McCarteny que provocou filas de doidivanas nas portas das lojas mundo afora, precedida por Karl Lagerfeld (sim, o grande da maison Chanel) em 2004. Para o inverno 2007/07 foram criadas pela dupla 25 peças masculinas e 35 femininas. Viktor&Rolf, para muitos, sao sinonimo de moda conceitual, sempre com um detalhe ironico e desfiles do tipo "espetaculo".


A idéia central da mini-coleção é o “casamento” entre o colosso sueco e a maison-couture, o nascimento de um louco amor e que encontrou a sua máxima representação no vestido de noiva criado especialmente para a H&M, em seda ducale e tule, com um grande laço no busto. São apenas mil exemplares, a € 298,00 cada. O coraçao atravessado por uma flecha também aparece em toda a linha, bordado em moletons (€ 39,90), formando mini-jabots nas camisas femininas (€ 49,90), em fivelas e “abotoaduras” no trench-coat feminino (€ 99,00 e a peça mais fofa na minha modesta opiniao) e até no vermelho da saia de pregas em tafetá (€ 49,90). Para o guarda-roupa masculino, vale destacar o smoking em lã (€199,00) e a camisa com estampa de flechas (€ 39,90). Elas também aparecem bordadas no trench-coat masculino. Se vale a pena investir? Um trench-coat da maison Viktor&Rolf não sai por menos de € 1.100,00.
Na foto abaixo, dois looks do desfile de outono/inverno da dupla.

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