segunda-feira, 23 de junho de 2008

Cem anos depois





Neta de japoneses, Erika Ikezili celebra 2008 olhando para as raízes orientais. No Inverno 2008, ela contou a história da primeira japonesa nascida no Brasil. Agora, para o Verão 2009, a estilista paranaense radicada em São Paulo, mostra o panorama 100 anos depois. "É o mestiço", explica Erika, que abriu o último dia da São Paulo Fashion Week no belíssimo Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera.


A mistura de raças inspira a mistura de cores e texturas da coleção, anunciada por um trio de taiko (tambores japoneses). "Não esperava por isso (tempo frio e nublado), mas gostei porque a combinação do branco do céu com as cores das roupas ficou lindo", diz a estilista. E ficou mesmo.

A cerejeira, flor-símbolo do Japão, é apenas uma das estampas no jardim florido de Erika, que selecionou a renda francesa, o bordado inglês, o degradê indiano..."queria que cada tecido lembrasse uma região", conta.

A artista plástica Tomie Ohtake e suas formas circulares também serviram de inspiração para a estilista sansei (terceira geração de japoneses no Brasil).

Nenhum comentário: