sábado, 21 de junho de 2008

Ronaldo Fraga e o São Francisco


"Tenho usado o 'ter-que-fazer-mais-uma-coleção' como 'desculpa' para ler e entender mais sobre certos assuntos", avisa logo o estilista Ronaldo Fraga, que para o Verão 2009 foi até o "Velho Chico" encontrar deliciosas histórias para contar nas suas roupas. "O Rio São Francisco é o que mais desperta afeto nos brasileiros", contou agora pouco o estilista mineiro, logo após o desfile na SPFW.
Sem falar na polêmica da transposição do rio, Ronaldo, prefere abordar apenas a coleção com um toque aqui e ali. Como assim? "Não dá para ficar só navegando na poesia, no peixinho bordado", explica. Para o estilista, " a escolha da roupa é uma escolha política".
Na passarela, o início é com a nascente limpa do rio que, generoso e grandioso, passa por cinco estados brasileiros. Três tipos de bordados de artesãs ribeirinhas passeiam pela coleção, que lembra peixes, mas também a poluição que anda transformando não só o rio em si como também a vizinhança.
Para o grupo que fala em 'lá vem ele com aquelas roupas-pacotes', Ronaldo responde logo que a modelagem está mais elaborada. "A coleção está mais desnuda. Pernas, braços e nuca de fora", dispara.
"A transposição?", diz o estilista, que não resiste e entrega: quem me conhece sabe o quanto é difícil colocar um shorts curtinho na passarela. Essa foi a minha transposição!", brinca.
No release, Ronaldo é bem mais sério. "Descobri ser o Velho Chico, o único rio com terceira margem. Mesmo com tanta beleza o rio padece. Entretanto, espero que o São Francisco desassombre as almas dos carcarás de poder".

Um comentário:

Janaína Ávila disse...

Uè!
Cade as fotos do desfile do nosso amado? E mais um post escorrendo mel? Cade? Cade?