domingo, 15 de junho de 2008

Não subestime a mulherzinha

Vocalista do grupo mineiro Pato Fu, Fernanda Takai está há 15 anos na estrada do pop. O sobrenome japonês, não cansa de contar, não é artístico. Vem dos avós paternos que atravessaram o planeta para desembarcar no Brasil. Desde 2005, Fernanda tem feito o caminho inverso e viaja para o Japão anualmente onde tem muitos fãs não só entre os dekasseguis, como também entre os nipônicos em si. Tem uns japoneses que gostam tanto de música brasileira que até aprendem a falar português, segundo a cantora. Em respeito aos fãs e até mesmo às origens, Fernanda também tem freqüentado aulas de japonês.



Em plena turnê do primeiro projeto solo, o CD Onde Brilhem os Olhos Seus (homenagem à Nara Leão), Fernanda esteve em Londrina no final de semana para uma apresentação especialíssima no Cabaré do Filo.


Antes de subir ao palco, a cantora conversou com jornalistas na simpática sala de imprensa do Filo (que por sinal tem toques de decoração da grife londrinense Züe). O Novidadeiras, é claro, também compareceu e ouviu ótimas histórias.

Cheia de mistério, Fernanda contou que uma grande novidade está vindo por aí. Mas não vai ser ela que vai contar. Vai deixar as honras para o conterrâneo (tá, ela nasceu no Amapá, mas adotou Minas Gerais como sua terra.) Milton Nascimento. "É por isso que eu acredito mesmo que a música é algo mágico", disparou durante a coletiva depois de uma pergunta sobre uma tal briga entre ela e o cantor.


Já com outro conterrâneo, o estilista Ronaldo Fraga, não há segredos. A parceria entre os dois já tem 10 anos, desde que ele foi convocado para assinar o figurino de um clipe. "Eu uso roupas de outras grifes, mas todo mundo acha que é tudo do Ronaldo", explicou Fernanda, que acha graça em tamanha identificação.



Se ela veste as criações do estilista, ele também tem seus momentos criativos ao som de Fernanda. "O Ronaldo cria ouvindo música e muitas vezes ao som do Pato Fu", contou a cantora, que também influenciou a coleção que ele fez em homenagem à Nara Leão. "Ele estava programando para o ano que vem, mas quando soube do CD, resolveu adiantar", disse.


Fernanda, que já tinha participado de outras duas trilhas sonoras de desfiles do mineiro, acabou se apresentando ao vivo na passarela, adiantando algumas das canções do CD.

Mais de 38 mil cópias de Onde brilhem...já foram vendidas. O capricho do CD, das fotos, encarte com todas as letras também tem ajudado a aumentar as vendas. "Já ouvi muita gente dizer que primeiro baixou na Internet, mas depois vendo o CD nas mãos, também comprou", lembrou a cantora.

"As criações do Ronaldo me representam muito bem. Fico confortável nas roupas dele", garantiu.

Até conhecer o estilista, Fernanda conta que tinha muita vergonha de ser a mulher da banda e usava roupas "largadas" e que quase não a diferenciavam do resto do grupo. "Na época ele me disse que faltava eu encontrar o que queria usar", lembrou a cantora. No show em Londrina, Fernanda usou um vestido preto da coleção Loja de Tecidos, do Inverno 2008.

Debaixo dos caracóis, de Roberto Carlos, era a música de ninar da pequena Fernanda, que também elegeu Com Açúcar Com Afeto, como uma das preferidas do CD. Aliás, a querida amiga Patrícia Zanin, pediu que a cantora detalhasse faixa a faixa o novo disco para um especial que vai ao ar nos próximos dias na Universidade FM (em Londrina, sintoniza 107,9 FM). Imperdível.

O show de Onde brilhem...vai virar DVD, mas ainda não tem data para sair (ainda não foi decidido onde e quando será gravado). Para os leitores de Belo Horizonte e Brasília, Fernanda exercita seu lado cronista escrevendo semanalmente para O Estado de Minas e quinzenalmente para o Correio Braziliense. Uma seleção dessas crônicas virou o livro Nunca Subestime uma Mulherzinha.

Além de dar conta da banda, do projeto solo, das duas turnês simultâneas, das crônicas, das viagens, da interação com os fãs internautas por meio do site, Fernanda ainda tem a filhinha Nina, de quatro anos e meio, pra cuidar.

5 comentários:

Janaína Ávila disse...

Uhu!
Maravilhoso post, demais!!!
Que orgulho!!!

Anônimo disse...

uhu: adsl nas montanhas. tô emocionada...

Carol disse...

Kaaaaarla!!!!!!!!!!! Como é bom te ler desse jeito! Beijos!

Karla Matida disse...

que amor, carol.

Anônimo disse...

que fofo mais post. digo, que post mais fofo. lindinho, Karlinha, saudade mesmo do seu texto.