quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O olhar de Ohara-san



Desde ontem, o Instituto Moreira Salles e o Sesi-SP apresentam ao público a exposição "Japão - Mundos flutuantes", em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. A mostra está na Galeria de Arte do Sesi, em São Paulo , e reúne três diferentes expressões da cultura e da arte japonesa e suas influências em terras brasileiras.







Para os paranaenses, o terceiro módulo é especialíssimo, já que é todo dedicado à fotografia e a história de Haruo Ohara, imigrante japonês que escolheu Londrina para trabalhar e formar a família. Por aqui, foi lavrador e um incrível fotógrafo nas horas vagas.






Segundo Marcos Sá Correia, que assina a apresentação do catálogo que o ims publica com as imagens do fotógrafo, é justamente esse caráter de hobby que permitiu a Ohara atingir uma relevância tão grande em seus registros: “Ainda bem que Haruo Ohara era amador. Como profissional, dificilmente teria feito o que fez. Os profissionais geralmente têm pressa. Cobrem guerras, festas, posses, revoluções e toda a infinidade de compromissos regidos pelas agendas alheias. Seu tempo não lhes pertence. Eles costumam ir muito longe atrás dos mesmos assuntos. E, em casa, descansam a máquina. Haruo Ohara cobria sua própria vida à medida que ia vivendo”, escreve o jornalista Marcos Sá Corrêa na apresentação do catálogo de Ohara.

No primeiro semestre de 2008, a família fez uma generosa doação de todo o acervo fotográfico de Haruo Ohara para o Instituto Moreira Salles, com condições de preservar os belíssimos registros do fotógrafo.


Local: Galeria de Arte do SESI - Av. Paulista, 1313
Data; 25/11/2008 a 01/03/2009
Horário: Segunda-feira, das 11 às 20 horas; terça a sábado, das 10 às 20 horas; domingo, das 10 às 19 horas.
A Galeria de Arte do SESI admite a entrada de pessoas até 20 minutos antes do fechamento
Ingressos: entrada franca
Telefones: (11) 3146-7405 / 3146-74063146-7396
Agendamento para grupos: De segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas

Nenhum comentário: