A "capital" da Suécia
De tanto em tanto a gente vai se dando conta de que a Suécia é (um dos) países mais bacanas do mundo. Depois da H&M – queridona entre as Novidadeiras – venho aqui confessar uma outra paixão (ou sera doença?): a rede IKEA.
“Qual é a capital da Suécia? IKEA!” Piadinhas à parte, entrar numa loja do megra grupo sueco é quase como encontrar uma Tok Stok de 20 mil metros quadrados com preços das Casas Bahia. Um verdadeiro fenômeno que agrada ricos e pobres e o Novidadeiras vai tentar explicar por quê.
A Filosofia – Artigos de decoração, de design, bonitos e funcionais a baixo custo. Para tanto, a empresa investe em design original, compra em grandíssima quantidade e nas lojas, o cliente é que faz tudo sozinho (tem à disposiçao até mini fitas-métricas, lápis e papel para anotar medidas). Com o catálogo na mão escolhe o que quer, pega a mercadoria na zona “self-service” e ainda se vira para levar pra casa. Se compensa? Você nao imagina como! Desde os anos 50, a Suécia vem construindo um estilo de vida “igualitário”, e IKEA tenta transportar essa idéia para os seus produtos e lojas. Como se lê no site da empresa – os produtos IKEA são “modernos mas não trendy, funcionais mas cheios de estilo, atento as exigências dos clientes – e entre eles as crianças”. Além disso, o grupo investe em projetos ambientais e sociais, se preocupando com a madeira usada na fabricação dos movéis e qualidade de vida dos operários que os produzem.A História – O grupo nasceu em 1943 e foi batizado com as iniciais do fundador, Ingvar Kamprad e do lugar onde ele cresce: Elmtaryd (nome da propriedade rural) e Agunnaryd (nome da cidadezinha). No começo, vendia canetas, carteiras, molduras, relógios e bijouterias, tudo a preço baixo. Em 1953 começa a vender móveis. A propósito : o catálogo existe desde os primórdios da empresa e até hoje è o ponto forte de marketing, com uma tiragem que já supera a da Bíblia, vai vendo… A primeira loja em Estocolmo è de 1965, nos anos 80 o grupo desembarca nos Estados Unidos e hoje, está presente em 44 países, com mais de 104 mil funcionários e 80% das vendas concentradas na Europa. O faturamento do grupo no ano passado? 17,3 bilhões de euros. Afe!
As lojas – Para começar, são enormes, em média, 10 mil metros quadrados. O itinerário é sempre o mesmo: começa percorrendo os espaços decorados, onde você pode entrar, abrir armários, sentar nas cadeiras e sofás, examinar as luminárias, o tapete, as cortinas... Depois, passa para a zona de compras, propriamente dita, onde vc pode comprar utensilios para a cozinha, para o quarto das crianças, as almofadas da sala, tapetes, tecidos, abajures e todos os etc que vc possa imaginar. Depois, a enorme area dos estoques, onde tudo o que voce viu antes esta embalado e pronto para voce levar pra casa. Se quiser, pode almoçar ou fazer um lanchino no restaurante, com muitas especialidades suecas (nham, o salmao defumado, as bolachas de gengibre) .
Para quem gosta de tudo relacionado a decoraçao, visitar uma loja IKEA é mais do que obrigatorio. E prepare-se para exercitar o seu poder de escolha.