quinta-feira, 8 de março de 2007

O Meu Sofá é Seu

Este mundo é mesmo muito engraçado. Enquanto o “luxo” vira matéria acadêmica, cresce e ganha força de mercado a geraçao “low cost” - preço baixo, em belo e bom português. O conceito já aparece em quase todas as áreas de consumo, um verdadeiro fenômeno que pode ajudar a entender que as pessoas estão ficando cada vez mais pobres (enquanto outras estão cada vez mais ricas, claro) mas não, bestas. A gente também quer se divertir, mesmo gastando pouco, oras!


E é a partir do conceito de low cost e com uma baita ajuda da internet que nascem idéias bacanas dentro do turismo, para citar apenas um dos aspectos da onda. Por exemplo? As companhias aéreas com passagens a preço de banana, as ofertas “último minuto”, casas de hospedagem (guest houses), sites enormes de viagens como o brasileiro “Mochileiro” e o “Routard” e outros fenômenos interessantíssimos, como o Couch Surfing. E é este o motivo do post!

Aos 25 anos , Casey Fenton, de Anchorage, Alasca tinha vontade de conhecer e o dinheiro que só dava para a uma passagem “low cost” para a Islândia. Sem conhecer ninguém no país, teve e brillante idéia de mandar um e-mail para mais de 1,5 mil estudantes da Universidade de Reykjavik pedindo um sofá para poder dormir enquanto estivasse visitando o lugar. Poucos dias depois, recebe a resposta de alguns deles que lhe oferece o sofá da sala e ainda companhia para conhecer a cidade. Entusiasmado com a experiência positiva, Casey decide dizer adeus às formas de hospedagem tradicionais e em 2000 monta um site para oferecer sofás mundo afora. Hoje, o Counchsurfing.com é a sede virtual da comunidade, um lugar onde aventureiros de todo o mundo trocam hospitalidade.

Basta entrar no site, se inscrever gratuitamente, e com o seu perfil colocar-se à disposiçao para trocar experiências e, por que não, sofás. Quem se inscreve não é obrigado a hospedar ninguém na sua casa mas entra no espírito da comunidade dos “surfistas de sofás”.

Couchsurfing.com em números:
177.372 inscritos
213 países
21.433 cidades
996 línguas diferentes
27 anos é a idade médias dos usuários
47,8% dos inscritos têm entre 18 e 24 anos

A Europa é o continente mais "surfado" mas o nosso Brasil está bonitão na lista dos países mais procurados pelos usuários, com mais de três mil surfistas – os EUA ganham o primeiro lugar, com quase 45 mil. A língua portuguesa é a sexta mais falada pelos membros da comunidade.

Bom dizer que o Couch Surfing ainda é uma associação informal e poderia deixar a coisa andar guiada pela sorte. Mas não! O site oferece um sistema de avaliação dos membros, com três níveis de controle, principalmente para verificar a veracidade do nome e endereço do cidadão. O primeiro nível é gratuito e para obter os outros dois se deve pagar 25 dólares, um preço irrisório perto do que se economiza numa viagem dessas. Existe ainda um outro sistema de contatos interpessoais através do qual o novo usuário pode ser “apresentado” por outros membros. Ainda é possivel decidir hospedar apenas usuários verificados ou apresentados por outro participante.

Enfim, o Couch Surfing pode ser definido como uma rede de confiança. Claro que experiências ruins acontecem,- é só dar uma olhada no fórum de discussão da comunidade – mas ainda dá para afirmar, com toda a certeza, de que a grande maioria dos usuários é mais do que satisfeita.

11 comentários:

Rosangela Vale disse...

Tentei comentar seu novo layout no tipos, mas não consegui. Só membros do blog conseguem agora? Anyway, ficou ó-te-mo! Mas eu prefiro o novidadeiras, claaaaaro!
beijocas

Janaína Ávila disse...

He... to em duvida se abro para comentarios ou nao. Tenho medo daqueles SPAMS estranhos, isso sem falar nos anonimos terroristas de sempre.
Eu tb prefiro o Novidadeiras!
:D
Beijo grande, grande!!!!

Janaína Ávila disse...

Abri os comentarios. Imagina uma querida como vc nao poder comentar?!?

Karla Matida disse...

preciso de um sofá no rio de janeiro. pra mim e mais quatro. hehehe.

Karla Matida disse...

e o seu sofá com vista pra montanha? cabe eu e mais quatro? pelo menos mais dois?

Janaína Ávila disse...

Hum... cabe vc e mais um... mas tem o quarto de hospedes* (oh!) que cabe mais dois, sendo assim, cabe quatro!

*Nome Glamour para o quartinho da bagunça, he.

Karla Matida disse...

eu e mais um no sofá? que grande, hein?!

Janaína Ávila disse...

se deitar com o Coelho Costelinha entao... capaz de caber 3!

Anônimo disse...

ei! adorei as novidades todas por aqui..e fiquei toda boba qd vi o link do design.blog aí do lado! valeu meninas, vou linkar vcs. lá tb. parabéns achei tudo super bonito e informativo.
keep on blogging..

Janaína Ávila disse...

=)
Ai, que orgulho!!!!
Obrigada, Gabriel!

Karla Matida disse...

costelinha? vou adotar. hehe. aliás, já tomei a liberdade de usar o apelido carinhoso pré-coelho, sabe qual? pode? ah, depois conversamos