A "capital" da Suécia
De tanto em tanto a gente vai se dando conta de que a Suécia é (um dos) países mais bacanas do mundo. Depois da H&M – queridona entre as Novidadeiras – venho aqui confessar uma outra paixão (ou sera doença?): a rede IKEA.
“Qual é a capital da Suécia? IKEA!” Piadinhas à parte, entrar numa loja do megra grupo sueco é quase como encontrar uma Tok Stok de 20 mil metros quadrados com preços das Casas Bahia. Um verdadeiro fenômeno que agrada ricos e pobres e o Novidadeiras vai tentar explicar por quê.
A Filosofia – Artigos de decoração, de design, bonitos e funcionais a baixo custo. Para tanto, a empresa investe em design original, compra em grandíssima quantidade e nas lojas, o cliente é que faz tudo sozinho (tem à disposiçao até mini fitas-métricas, lápis e papel para anotar medidas). Com o catálogo na mão escolhe o que quer, pega a mercadoria na zona “self-service” e ainda se vira para levar pra casa. Se compensa? Você nao imagina como! Desde os anos 50, a Suécia vem construindo um estilo de vida “igualitário”, e IKEA tenta transportar essa idéia para os seus produtos e lojas. Como se lê no site da empresa – os produtos IKEA são “modernos mas não trendy, funcionais mas cheios de estilo, atento as exigências dos clientes – e entre eles as crianças”. Além disso, o grupo investe em projetos ambientais e sociais, se preocupando com a madeira usada na fabricação dos movéis e qualidade de vida dos operários que os produzem.
A História – O grupo nasceu em 1943 e foi batizado com as iniciais do fundador, Ingvar Kamprad e do lugar onde ele cresce: Elmtaryd (nome da propriedade rural) e Agunnaryd (nome da cidadezinha). No começo, vendia canetas, carteiras, molduras, relógios e bijouterias, tudo a preço baixo. Em 1953 começa a vender móveis. A propósito : o catálogo existe desde os primórdios da empresa e até hoje è o ponto forte de marketing, com uma tiragem que já supera a da Bíblia, vai vendo… A primeira loja em Estocolmo è de 1965, nos anos 80 o grupo desembarca nos Estados Unidos e hoje, está presente em 44 países, com mais de 104 mil funcionários e 80% das vendas concentradas na Europa. O faturamento do grupo no ano passado? 17,3 bilhões de euros. Afe!
As lojas – Para começar, são enormes, em média, 10 mil metros quadrados. O itinerário é sempre o mesmo: começa percorrendo os espaços decorados, onde você pode entrar, abrir armários, sentar nas cadeiras e sofás, examinar as luminárias, o tapete, as cortinas... Depois, passa para a zona de compras, propriamente dita, onde vc pode comprar utensilios para a cozinha, para o quarto das crianças, as almofadas da sala, tapetes, tecidos, abajures e todos os etc que vc possa imaginar. Depois, a enorme area dos estoques, onde tudo o que voce viu antes esta embalado e pronto para voce levar pra casa. Se quiser, pode almoçar ou fazer um lanchino no restaurante, com muitas especialidades suecas (nham, o salmao defumado, as bolachas de gengibre) .
Para quem gosta de tudo relacionado a decoraçao, visitar uma loja IKEA é mais do que obrigatorio. E prepare-se para exercitar o seu poder de escolha.
7 comentários:
nunca visitei uma lojona sequer. tsc, tsc, tsc. mas já visitei umas casinhas bem fofas by ikea. traz o catálogo? mas não o mordido pela sobrinha. hehe
putz. eu já me divirto em lojas de móveis usados....
então, depois do boato da H&M no BR tem esse outro que diz que vai ter Ikea também! prepara os cartões!
Mas sabe que eu jurava que ja tinha IKEA no Brasil? Em Sao Paulo, hehe. Doida!
Se bem que acho que seria uma loucura IKEA no Brasil, pq teria que fabricar na terrinha pq converter todos os preços, ai ja fica tudo caro. Misterios...
jana, a accessorize ficou mais acessível por aqui. tenha fé
Ah, ok... agora to mais calma. He
jana, você ganha em euros, bem...pode ficar calma sempre. hehe
Postar um comentário