sexta-feira, 30 de maio de 2008

Filo 40 anos

O Oratório de Aurélia


Ano de festa para o Festival Internacional de Londrina (Filo), que comemora quatro décadas como um dos principais eventos de teatro no País e o mais antigo da América Latina. De 4 a 22 de junho, serão 45 espetáculos, além de oficinas, Projetos de Maio (sócio-culturais), demonstrações de trabalho, lançamentos de livros, palestras e seminário, além do Encontro dos Pontos de Cultura da Região Sul. E no ano comemorativo, nada de ansiedade se o Cabaré acontece ou não. O Cabaré do FILO 2008 está confirmadíssimo e terá entre as atrações Ney Matogrosso e Fernanda Takai.

Reconhecido e respeitado também muito além das fronteiras do Brasil, o festival tem sempre uma programação internacional de respeito. Este ano, Londrina será a primeira cidade brasileira a assistir “Fragments”, espetáculo do encenador inglês Peter Brook. Inspirada em obras de Samuel Beckett, a montagem estará em cartaz nos dias 15, 16 e 17 e depois vai para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A abertura, no dia 4, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, terá o espetáculo “O Oratório de Aurélia”, da atriz, contorcionista, bailarina e acrobata francesa Aurélia Thierrée. O espetáculo foi criado e dirigido pela mãe da atriz, Victória Thierrée Chaplin.

Também estão confirmadas as montagens “La Fin des Terres”, da Cia. Philippe Genty (França); “Sclavi – The Songs of an Emigrant”, com a Cia. Farm In The Cave (República Tcheca), “El Circulo de Tiza Caucasiano”, da Cia. Ferroviária (Espanha), “Bistouri”, da companhia belga TOF Thêatre, e o mais recente espetáculo do Odin Teatret, da Dinamarca, “O Sonho de Andersen”.

As apresentações acontecerão em diversos espaços, como o Teatro Ouro Verde, Zaqueu de Melo, Casa de Cultura da UEL, Usina Cultural, Teatro FILO (Galeria Vila Rica), Circo Funcart, Teatro Marista, praças e ruas da cidade.

O bacana é que alguns talentos londrinenses radicados no Rio de Janeiro e São Paulo voltarão à terra natal para o Festival. Nomes como Adriano Garib e Mário Bortolotto já confirmaram presença, assim como o pessoal do Armazém Cia. de Teatro, que também vai celebrar aniversário em Londrina e promete uma programação especial.


A programação completa do evento está no site oficial.

Nenhum comentário: