terça-feira, 13 de maio de 2008

Mamma África

O continente africano é o grande protagonista do Putumayo, selo americano de world music. Dois lançamentos incríveis para já colocar na lista de desejos das Novidadeiras: African Party e African Dreamland. O primeiro traz sons da Guiné, Congo, Costa do Marfim, Zimbabue, África do Sul, Nigéria e Angola. Os artistas são de primeira linha, com destaque para os nigerianos do Kotoja, companheiros de aventuras musicais do selo que festeja 15 anos de existência. “A musica do Kotoja é a essência do que viria a ser a Putumayo World Music”, afirma o fundador da casa, Dan Stoper. Hoje são 15 escritórios em todo o mundo e mais de 20 milhões de discos vendidos. Além do Kotoja, destaque para Oliver Mtukudzi (Zimbabue), que já participou de outras coletâneas da casa e os recém-chegados Chiwoniso, também do Zimbabue e Mapumba, do Congo que aliás, participa do segundo lançamento, o “African Dreamland”.


O disco dá continuidade a mais uma grande série de sucesso da casa. A idéia é apresentar canções que possam relaxar e trazer aquela sensação de paz “de criança dormindo”. São músicas que possuem o poder de embalar sonhos de grandes e pequenos, especialmente selecionadas para a Putumayo Kids. A série, que ainda inclui os títulos Dreamland, Asian Dreamland e Celtic Dreamland, conseguiu resgatar e apresentar ao resto do mundo a tradição das canções de ninar dos mais diferentes povos e tradições. Entre os artistas que participam do Africa Dreamland, Ladysmith Black Mambazo (África do Sul), Toumani Diabaté (Mali) e Samite (Uganda) .


Parte da vendas dos lançamentos será revertida a associações não-governamentais. No caso do African Party, em prol do HopeHIV no African Dreamland, ao NextAid. Desde 1993, mais de um milhão de dólares já foram revertidos em beneficência. No site oficial: http://www.putumayo.com/ , dá para ouvir um pedacinho de cada música dos discos que festejam os 15 anos de vida do selo, assim como dos outros discos disponíveis no catálogo. Boa viagem!

4 comentários:

Anônimo disse...

eu sempre lembro de você, jana, quando vejo uma dessas capinhas coloridíssimas da putumayo.

Anônimo disse...

Janis, eu tenho um CD maravilhoso de salsa da Putumayo. Uma amiga minha da Califórnia que me deu.
Também lembro de vc quando o assunto é música do mundo.
Estou passando duas semanas aqui na Paraíba na casa da minha famiada e ando encantada com os novos músicos que por aqui encontrei.
Beijos e beijos

Anônimo disse...

Ops, era a Marcele! Hehehe!

Janaína Ávila disse...

He. Eu sei que era vc, Ma. A senhorita é a unica que me chama de "Janis". :) Adoro!

Eu adoro os discos da Putumayo! Tenho um montao e sempre vontade de comprar um. Sao maravilhosos!!!

Beijinhos!