terça-feira, 13 de maio de 2008

Tutti buona gente


Gosta da Itália? Tem vontade de conhecer? Já até pensou em morar na terra de Dante? Tá na fila pra cidadania? Antes de comprar a passagem para o desembarque em Malpensa recomendamos a leitura de “A Cabeça do Italiano”, do jornalista italiano Beppe Severgnini, que acaba de ser publicado no Brasil pela editora Record. Através de cenários tradicionais, Sergnini experimenta uma incursão à mentalidade do italiano médio. Claro que com tanto bom-humor! Muito popular pelas bandas daqui, Severgnini é colunista do Corriere della Sera e da Gazetta dello Sport além de colaborar com revistas e canais de tv. Em 2004 ganhou o título de “Jornalista Europeu do Ano”, concedido pela Academia Britânica de Imprensa.


O livro apresenta uma Itália bem longe dos cartões postais e reportagens de turismo, colocando o dedo na ferida do “bel paese”, tanto no campo político como no econômico. As regras incompreensíveis do trânsito, a anarquia organizada dos escritórios, a teatralidade dos hiper-mercados, a verborragia nos trens, o conforto “sensual” de uma igreja, a importância de uma praia, a solidão dos estádios e o movimento dos quartos, as obsessões por condominios verticais...

Foram dez dias de viagem, em trinta cidades diferentes, catalogando hábitos, manias e sensações. Um explorador irônico, metódico e sentimental, que pode ajudar a entender porquê, como ele mesmo escreve, a Itália “ci manda in bestia e in estasi nel raggio di cento metri e nel giro di dieci minuti". Ou seja, como é que esse lugar te faz odiá-lo ou amá-lo em dez minutos ou numa distância de cem metros. Capisce?

Um comentário:

Anônimo disse...

trinta cidades em 10 dias? que maratona doida, gente. preciso mesmo entender a tal cabeça de italiano