segunda-feira, 2 de abril de 2007

Os mais mais de todos os tempos!

Para um apaixonado por música, se convencer de que o seu acervo é uma pequena representação do que há de melhor no universo é bem difícil. Simplesmente porque quem gosta mesmo da coisa, está sempre à caça de novidades ou raridades e não tem preguiça de passar horas e horas na frente de uma banca de CDs, escolhendo os títulos que faltam à sua coleção. Eu pelo menos sou assim e talvez por causa da minha paixão por música, um volume de mais de 950 páginas e quase dois quilos de peso me chamou a atenção numa livraria de Aosta. “1001 Álbuns que Você tem que Ouvir antes de Morrer” (do original em inglês: 1001 Albums You Must Hear Before Die). Nem preciso dizer que senti um frio na espinha só de pensar que os meus preferidos não estivessem ilustrados na edição francesa, editada pela casa Flammarion(preço por aqui: 29,90 euros).

Coordenados por Robert Dimery, escritor e editor inglês, vinte e quatro colaboradores – entre jornalistas e críticos de música – ajudaram a reunir esta listona dos álbuns essenciais para quem gosta de música. Organizados cronologicamente, os discos também ajudam a conhecer a história da indústria fonográfica e de como ela foi ganhando novos e importantes nomes no decorrer do tempo. Folheando o catatau dá para identificar alguns movimentos marcantes para a música, como o hippie, o “grunge” do início dos anos noventa, a cena “independente” de hoje. Para você ter uma idéia de como a obra é ampla, bastaria dizer que o livro começa com Frank Sinatra e o seu “In the wee small hours” (1955) e termina com The White Stripes, e o álbum “Get Behind me Satan” (2005).



Separado por décadas, o livro ainda conta com uma introdução escrita por Michael Lydon, fundador da “Rolling Stone”, bíblia do rock como todo mundo sabe. É bom dizer que o rock é o grande privilegiado, principalmente depois dos anos 60 – o que pode significar um verdadeiro deleite para os amantes do estilo (a gente tambem adora!), mas ainda tem discos de hip hop, soul dance, world music e eletrônica e grandes figuras históricas, digamos assim, como o grande Frank que abre a obra, Billie Holiday, Miles Davis, Zappa, Michael Jackson, Madonna e tantos outros que figurões da música mundial.



Os brasileiros também aparecem entre os “1001 indispensáveis”. Eis a lista verde-amarela: Stan Getz e João Gilberto em “Getz Gilberto” (1963), Astrud Gilberto com “Beach Samba” (1967), Mutantes com o disco “Os Mutantes” (1968), “Caetano Veloso” (1968), Milton Nascimento e Lô Borges, “Clube da Esquina” (1972), Jorge Ben, “Africa/Brasil” (1976), Elis Regina “Vento de Maio” (1978), Sepultura, “Arise” (1991) e “Roots” (1996), Suba, “Sao Paulo Confessions” (1999) e Bebel Gilberto, com “Tanto Tempo” (2000).

A edição francesa ainda conta com um divertido prefácio do francês Michka Assayas, principal autor do “Dicionário do Rock” (2000) que faz um “mea culpa” ao listar os seus outsiders. Sim, porque é claro que outros grandes discos da história da música acabaram ficando de fora do listão dos 1001 mais-mais. Isso sem falar na sua (dele) música francesa, que acaba participando com apenas 12 álbuns, ou seja 1,2% de todos os discos listados no livro. Isso acaba rendendo uma lista “lado B” bem bacana e que acaba dando vontade na gente de fazer uma sobre a música brasileira – que no fim das contas acaba participando pouco da bincadeira.

Então que tal? Vamos fazer a lista Novidadeira dos discos mais incríveis de todos os tempos?!?

*As fotos do livro e de algumas páginas são de Andrea Filippa, especialmente para o Novidadeiras :)

*Pelo jeito o livro ainda nao foi editado no Brasil. A unica referencia que achei foi aqui.


13 comentários:

Rosangela Vale disse...

Ai Jana,
Tô pensando, tô pensando...

E cadê o povo???? Queridos leitores, vamos lá: manifestem-se!!! Até porque as informações serão muito úteis para as novidadeiras, que estão preparando uma mega surpresa...

Janaína Ávila disse...

:D é mesmo, viu!
cade o comentarista xuxu?

Anônimo disse...

serve eu?

murilo disse...

tou aqui jana, tava viajando.
pô pra mim essa lista de 1001 discos parece coisa de gente que leu muita alta fidelidade e não conseguiu se fixar em 5.

mas acho estranho o critério pros 'brasileiros influentes' entrarem nessa lista.

influência por influência, o seco e molhados deveria estar na liat só pelo primeiro vinil dos caras. e eu soube que chico science fez surgir grupo de maracatu até na finlândia.

mas vamos lá, no clima de alta fidelidade (reclamo, reclamo e no fim me rendo), meu top 5:
-the clash - london calling
-pixies - monkey gone to heaven
-chico buarque - toda a obra, sem exceções
-chico science e nação zumbi - afrociberdelia
-beatles - sargent peppers

não tem grandes surpresas, mas são apenas alguns dos cds que mais marcaram.

mas eu gostoé mais ver. mesmo daqueles artistas que descubro sem ninguém me indicar, é como se eles fosse uma descoberta só minha, e fossem minah propriedade. foi assim com o graham coxon por exemplo.

até mais ver

Anônimo disse...

Oba, adoro listinhas de discos. Pode ser discos de punk rock e afins e com critérios absolutamente pessoais? Ao London Calling do murilov eu acrescento Blondie - Blondie, Johnny Thunders and The Heartbreakers - LAMF, Velvet Underground an Nico ou The Velvet Underground?
Vou tentar me lembrar de outras coisas...

murilo disse...

na onda de "álbuns que mais me marcaram" segue uma nova lista:

-pixies - ouvi pela primeira vez numa fita k7 gravada pelo ex-namorado da minah irmã!
-rod stewart - the ballad album (curioso é que esse é o único cd que eu gostei dos caras)
-Morphine - cure for pain - destaque pr faixa inicial 'buena'
-chico science - afrociberdelia - não importa o meu estado na noite, se tocar alguma faixa desse cd eu levanto e vou pular
-blur -song 2 - essa foi a primeira musica que conheci da banda, mas depois virei fã de todos os albuns
-radiohead - ok computer. na real a primeira faixa que ouvi do cd foi no surprises, fiquei embasbacado...até ouvir paranoid android.


é isso, ainda vu escrever sobre essa lista mais detidamente no meu blógue. mas isso fica prum futuro próximo,
beijos e até.

Janaína Ávila disse...

Ai! Que orgulho!!! Agora tenho que pensar na minha listinha, he. E "Abobrinha", seja bem vindo! A gente adora comentaristas leguminosos, hoho. E Groucho, se fizer listinha no blog tem que colocar link pro Novidadeiras, he. Vou pensar numa lista de os the best para world fusion e ja volto :D

VanessaGummo disse...

Adoro listinhas, posso fazer duas? uma gringa e outra brazuca?

Top 10 intern.(pq é impossível listar somente 05)

01** Beatles "Revolver"
02** Ramones "Rocket to Russia"
03** New Order "Substance"
04** R.E.M. "Out of time"
05** Pixies "Bossanova"
06** Sonic Youth "Goo"
07** Bjork "Post"
08** Beck "Odelay"
09** Stone Roses "Stone Roses"
10** Arcade Fire "Funeral"

Top 5 nacional

01** Arnaldo Baptista "Lóki"
02** Mundo Livre S/A "Samba Esquema Noise"
03** Fellini "3 lugares diferentes"
04** Wander Wildner "Baladas Sangrentas"
05** Dead Rocks "Internacional Brazilian Surfers"

=]

Anônimo disse...

Jana, cheguei à conclusão que esse negócio de lista é o maior upgrade para comentários em blogues. Porque o povo comenta e depois volta para ver a lista dos outros, né? Adorei! Agora queremos a lista das novidadeiras!

Janaína Ávila disse...

Hehe... vamos ter que marcar uma reuniao para fazer a nossa. Hoho!

Karla Matida disse...

antes de fazer a reunião com as novidadeiras vou me preparar pedindo ajuda aos universitários. as listas dos nossos comentaristas estão chiquérrimas. que amor

Karla Matida disse...

isso, carol, de agora em diante todos os nossos posts vão ter listas...não importa o assunto. he.

Janaína Ávila disse...

Hehe. Ontem vi que lançaram um outro livro com a lista dos 30 DISCOS EM VINIL, vai vendo... topei a brincadeira. post-lista