sábado, 2 de junho de 2007

Arte Milionária


Que as caveiras estão na moda não é novidade por aqui. O que chamou a atenção hoje foi a venda da caveira de diamantes criada pelo artísta plástico inglês Damien Hirst, pela bagatela de US$ 100 milhões. A peça faz parte da mostra “Damien Hirst: Beyond Belief”, aberta ao público até o dia 7 de julho, na White Clube Gallery, em Londres.

O valor da obra, batizada de “For the Love of God”, é o mais alto já alcançado por uma obra de arte de um artista vivo. E aqui vale dizer que Hirst já é um dos mais ricos do mundo, com uma fortuna pessoal de mais de US$ 800 milhões. Em platina, a peça é a cópia de um cranio em platina de um homem eropeu, de cerca de 35 anos, do século XVIII. São 8,6 mil diamantes, incluindo uma enorme pedra cor de rosa ao centro. Em entrevista à Agência ANSA, Hirst declarou que a obra “mostra que não vamos viver para sempre. Mas também possui um sentido de vitória sobre a morte". O artista gosta da temática da morte tanto que em trabalhos anteriores chegou a embalsamar animais e submergí-los em piscinas com acrílico derretido. A realidade da caveira preciosa fica por conta dos dentes humanos, originais.

A exposição inclui ainda criaturas revestidas com pedras, uma pomba suspensa no ar, uma estátua humana que carrega a sua própria pele e uma série de pinturas de uma operação cirúrgica. Na foto, Damien Hirst com a sua obra milionária.

6 comentários:

Karla Matida disse...

ela tá rindo pra mim. meda

Karla Matida disse...

e nada da minha foto

Karla Matida disse...

será que ele parou de fatiar as coisas? depois daquela vaca...

Glauco Sabino disse...

Gente, pra que raios eu iria gastar 100 milhões numa caveira de diamantes? hahahaha. Pendurá-la no pescoço? Isso é o que eu camo de não saber oq fazer com o dinheiro..

Anônimo disse...

ei, glauco, o que você faria com US$ 100 mi, hein?! eu tô fazendo uma listinha...

Glauco Sabino disse...

Nossa, 100 milhões???? Taaaanta coisa! De cara, acho que ia botar tudo numa poupança ou algo parecido e passar uns 3 anos estudando fora... Ia fazer todos os cursos que morro de vontade de fazer, mas falta grana....rs. Quer me emprestar?