segunda-feira, 25 de junho de 2007

Moda para ler


"Se me fosse permitido escolher na profusão de livros a serem publicados depois de minha morte, saiba você o que eu escolheria (...) Não, eu não escolheria um romance nessa futura biblioteca nem um livro de história (...) Na verdade, meu amigo, eu escolheria um jornal de moda, para saber como as mulheres se vestirão um século após meu desaparecimento. E essas roupas femininas me diriam mais sobre a humanidade futura do que todos os filósofos, romancistas, pregadores, sábios"
A. France

A frase acima abre o capítulo sobre o nascimento da imprensa de moda na França, na última parte do livro "A Cultura das Aparências - uma história da indumentária (séculos XVII e XVIII)" 528 páginas, lançamento da editora Senac. O autor Daniel Roche, professor da Universidade de Paris I e diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, analisa as mudanças nas formas de buscar distinção social, o papel da mulher no mercado de trabalho e a transformação histórica dos pudores, mostrando como a revolução indumentária modificou a forma das pessoas enxergarem umas as outras. Publicado originalmente em 1989, na França, o livro é um profundo estudo sobre o fenômeno da moda e uma preciosa fonte de pesquisa para quem trabalha na área.

4 comentários:

murilo disse...

taí, esse sim é um tema interessante.

até leria se não tivesse um batalhão de leituras em atraso na frente.

fica a dica. que um dia minha lista alcança essa leitura, hehhehe

Anônimo disse...

a laura vai querer royalties, hein?!

Anônimo disse...

se bem que o dela é "pra".

Karla Matida disse...

e augusto que levava o livro pra ficar lendo enquanto esperava os desfiles? menino mais aplicado do brasil