quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

O segredo da diva




Ombros em evidência nos looks de Giselle Nasser e Zoomp


Se você se interessa por moda, a esta altura já deve ter notado que a silhueta mudou: o vestido encolheu, as formas estão mais soltas e o volume se descolou para a parte superior do corpo. Traduzindo: calças mais justas e ombros mais amplos estão entre as tendências da vez.

Má notícia para as donas de quadris largos, poderiam pensar as maiores interessadas no assunto. Os especialistas em moda, entretanto, pregam justamente o contrário. Ombros mais largos ajudam a harmonizar a silhueta, já que igualam as proporções da parte de cima e de baixo do corpo.




André Lima e Fábia Bercsek


O truque veio do cinema nos anos 30, época em que a telona ditava mais moda do que a passarela. É nessa década que surgem as estrelas de Hollywood, as divas “fabricadas” pelos grandes estúdios para serem as criaturas mais fascinantes e inalcançáveis da face da Terra. Nascia ali, portanto, tudo o que se entende hoje como glamour. E, consequentemente, a disposição feminina em se submeter a todo tipo de sofrimentos para alcançar o visual da moda. Marlene Dietrich, por exemplo, teve que arrancar dentes molares para marcar as maçãs do rosto e extirpar os cabelos para aumentar a testa...

Joan Crawford e o truque de Adrian: pala nos ombros para disfarçar os quadris largos


Já a bela Joan Crawford teve uma “pena” menor. É aí que entra o assunto desse post. Dona de quadris avantajados, ela teve apenas que igualar a proporção de suas medidas com uma simples “mágica” inventada pelo primeiro criador de moda do cinema hollywoodiano: George Adrian. Foi dele a idéia de colocar uma grande pala nos ombros do vestido da atriz no filme “Letty Lynton”, de 1932. O modelito foi copiado à exaustão. E virou sucesso de vendas na Macy`s naquele período, tornando-se tendência de moda nos anos 40.

O truque virou tendência nos anos 40: mais modelitos de Joan Crawford

O recurso veio à tona novamente nos anos 80, maximizado pelo italiano Giorgio Armani nos seus tailleurs “power suit”. Lembrou das enormes ombreiras da época? Pois é, elas estão rondando a cena fashion, agora que a década virou forte referência de novo... A moda tem seus momentos desvairados, mas também ótimos recursos para um guarda-roupa adequado à silhueta de cada um. Basta saber aproveitá-los.

Nenhum comentário: