domingo, 4 de fevereiro de 2007

Tá de brincadeira?!?

Confesso que ainda gosto de coisas de gente não muito grande. Ainda gosto de ouvir a trilha do “Arca de Noé”, de colecionar canetas e cadernos, de alguns brinquedinhos tipo aqueles do Kinder Ovo e do Mc Lanche Feliz. Calma!! Não precisa me mandar o telefone do seu psiquiatra. Do jeito que a coisa anda, gostar de coisas de gente pequena é mais do que “cool”! A onda agora é ter um brinquedo para chamar de seu, mesmo que você já tenha passado da casa dos 20, 30, 40, 50… Estou falando dos “Urban Toys” e aposto que vossa senhoria também vai querer um.



A mania começou tomando conta do Japão, depois invadiu os Estados Unidos, a Inglaterra e mais recentemente o resto da Europa. Criado por artistas plásticos e/ou designers, os bonecos de vinil poderiam ser uma tradução da contemporaneidade, cheios de referências ao mundo pop, dos quadrinhos, mangás japoneses, cultura de rua, cartoons, música e outros ícones destes nossos tempos modernos. Uns podem achar os tais brinquedos agressivos, violentos, de mau-gosto. Outros ja acham divertidos, irônicos… Mas vamos combinar que o nosso mundo nao é mais o da Barbie, e já faz tempo.

Antes que a sua sobrinha enlouqueça querendo o seu coelho assassino, vale deixar bem claro que os “designer toys” não sao brinquedos de “verdade”. Não foram produzidos para o entretenimento infantil - mesmo eu apostando que as crianças vão pedir os seus. Ou seja, pode fazer birra que aquele ursinho de vinil é seu e ninguém tasca… Principalmente se for aquele desenhado por Cavalli, ou por Dolce&Gabbana.

Sim! Alguns estilistas entraram na brincadeira e criaram seus “Quees” – boneco-urso criado pela japonesa Toy2R – uma das empresas mais empenhadas na “design toy culture”. E outros artistas ganharam fama com seus bonecos, como è o caso de Brooklin Tristan Eaton, “pai” do Dunny e da dupla David Horvath e Sun-Min Kim, criadores da “Uglydoll”, isso para citar so alguns. Os adultos estão comprando seus bonecos de vinil para enfeitar as estantes de casa, a mesa de trabalho, o carro. A julgar pela quantidade de lojas on-line e ofertas no E-bay, o negócio é sério e está dando lucro a muita gente.

Os tamanhos, assim como os preços, variam bastante. Você vai encontrar desde cheveiros até bonecos de 60 centrímentros, com valores variando entre os € 10,00 e € 200,00. Brincadeira de gente grande, né ?

A diversão ainda se estende através de revistas e livros especializados no assunto além de pelúcias coloridas e estranhas. Quer estimular a sua criatividade? Fácil, fácil… só comprar um boneco em branco e customizar-lo. Uma prova de que a coisa esta se popularizando? A Opel, gigante da indústria automobilística, apostou na famiglia de C’Mon para os spots publicitários do novo Corsa europeu. Imagina se o “C’Mom” dito pelos personagens bizarros durante a propaganda nao caiu na graça do povo?!?

Para passear: www.atomplastic.com
www.toysonstage.com
www.myplasticheart.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa brincadeira também está nas roupas. Para citar um exemplo, a coleção da Adidas desenhada pela artista de rua Fafi, está repleta de bichinhos estranhos - até mesmo nos tênis! Dá pra ver no site adidas.com!

Janaína Ávila disse...

=) oPa! Obrigada pela dica, Larissa! Tb vi umas camisetas com estampas de bichos estranhos e nem eram do "Iron Maiden", hehe. Beijo grande, grande!

Telma Elorza disse...

Uia, pela segunda vez na vida estou na moda antes da moda pegar, hahahaha. A primeira vez foi quando os All Star voltaram à moda e eu já usava. Aliás, uso All Star desde minha adolescência e sem interrupções, hahahaha. E quanto aos bichinhos esquisitos, eu já tenho um no meu carro faz um ano, que achei na rua e não consegui me desfazer dele. Era tão feiozinho que me apaixonei. Só que não é de vinil não, é de plush, e foi todo customizado, hehehehe.

Anônimo disse...

Nunca comi um sequer MC LancheFeliz.
Já se tratando dos OvosKinder; foram vários!

(tinha a coleção completa dos 'leões')

tive o albúm de figurinhas do chaves ... e o óculos canudo.

não se fazem coisas como antigamente! ha

mas os bichinhos esquisitos ai, são simpáticos

beijo enorme

Anônimo disse...

Janis,
Eu acho que minha jacuzisssisss vai ser sempre marcante, então como sou de "Ruuulândia" eu não simpatizo muito com os "urban toys"... Sei lá, eu gosto é mesmo da feia da boneca da Emília. Minha avó da Paraíba também costurava umas bonecas muito feias pra mim, desgraçadas de feias, mas eu gostava...
Quando tiver filhos vou ficar feliz se eles gostarem de ouvir a Ópera dos Bichos lá do Vinícius...
Saudades amiga!
Beijo
Ma