sábado, 16 de junho de 2007

A moda se rendeu ao pop

Herchcovitch e Camila Pitanga no desfile da Cori...

Não faz muito tempo, moda e celebridades pertenciam a mundos distintos. A equação era mais ou menos assim: celebridades usavam moda, mas a moda raramente usava as celebridades, pelo menos não na temporada paulistana de desfiles, considerada mais de vanguarda do que a carioca. (Por uma questão cultural e lojística, no Rio a coisa é diferente).

... e em versão Cleópatra para Fábia Bercsek

Em São Paulo, artistas de televisão sempre deram pinta e causaram frisson nas semanas de moda, mas apenas como espectadores do espetáculo, sentados nas primeiras filas dos desfiles. Quando uma grife resolvia colocar algum deles na passarela, a imprensa de moda torcia o nariz: afinal, em um evento de moda, protagonista é a moda em si, e ela se basta enquanto atração principal. Essa era uma das principais lições a serem aprendidas por um iniciante no assunto.

Curioso observar a inversão dessa equação hoje, após 10 anos de calendário oficial, quando, teoricamente, a cultura de moda já estaria disseminada. O fato é que na atual temporada as celebridades estão roubando a cena. E não apenas como entrevistados dos programas de fofocas, mas como destaques na cobertura da imprensa especializada.


Ivete Sangalo para Neon

Que top model, que nada... A notícia é a presença de globais abrindo e fechando desfiles. Como observou Anderson Birmann, um dos donos da Arezzo, “o Brasil é a Rede Globo”. Não por acaso a grife mantém a atriz Alessandra Negrini na nova campanha.


Luiza Brunet para Patachou


A tendência surgiu logo no primeiro desfile da temporada, com Paola Oliveira, Thaís Araújo e outros famosos para Fause Haten; prosseguiu na apresentação de Teresa Santos, que teve as formas mais enxutas de Luiza Brunet como destaque, e chegou ao ápice ontem, quando Ivete Sangalo atraiu para si todos os holofotes na Neon, e Camila Pitanga surgiu em dose dupla, primeiro como a Cleópatra de Fábia Bercsek, depois como a cangaceira Maria Bonita para a Cori. Ela ainda é a capa da mega moderna revista Key, de Érika Palomino.




Paola Oliveira e Taís Araújo para Fause Haten

A imagem mais representativa desses novos tempos é a de Alexandre Herchcovitch (diretor criativo da Cori e representante-mor da vanguarda fashion brasileira) entrando na passarela com a intérprete da fogosa Bebel no grand finale do desfile. A moda, esnobe por natureza, se rendeu ao pop.

3 comentários:

Anônimo disse...

e "os" celebridades, hein?!

Janaína Ávila disse...

Hum. Muito interessante, Ro!

Talvez pq o povo percebeu que o outro povo, o brasileiro ta é morrendo de fome e cada vez mais longe do mundo da moda de passarela. Entao, para chamar a atençao - diga-se midia, tipo o videoshow no camarim - apelou para os globais. E assim quem sabe vende umas camisetas a mais, né? OU vai me dizer que a Pitanga é amiga de infancia do Herchcovitch?!?

Karla Matida disse...

depois dessa meu comentário busca-bofe ficou bem fútil. hehe. mas eu bem que queria ter visto um queridão-famoso na passarela. ou na primeira fila