terça-feira, 19 de junho de 2007

O quintal do Ronaldo




O Novidadeiras teve o privilégio de conversar com o estilista Ronaldo Fraga na manhã seguinte ao seu concorrido desfile. O papo aconteceu embaixo do pé de jaboticaba que fica no quintal de sua loja, recém-inaugurada na Vila Madalena, em São Paulo. As fotos mostram um pouco do aconchegante clima do lugar, que tem até lousa gigante pra quem quiser deixar recadinhos. Nas araras (com pés de galinha!!), estão as duas últimas coleções (sobre Guimarães Rosa e China), além da linha "Ronaldo Fraga para Filhotes". A de verão, sobre Nara Leão, desfilada anteontem, só chega em agosto.







Ronaldo contou que a idéia de fazer a coleção sobre Nara Leão partiu de Nelson Motta, que propôs a Fernanda Takai (da banda Patu Fú) a gravação de um CD em homenagem à cantora, musa da bossa nova, por ocasião dos 20 anos de sua morte, em 2009. Nara nunca foi revisitada nessas duas décadas. Acabou ganhando o CD, que sai em setembro, e a coleção, a mais aplaudida desta edição da SPFW. O estilista também vai lançar um livro com ilustrações das músicas interpretadas por Nara.

"Tem personagens com os quais a gente tem intimidade, estão sempre presentes. Com Nara é assim", contou Ronaldo, lembrando de uma história de infância: "Quando eu era criança, tinha uma camiseta com a letra de 'A Banda'. Todo mundo que me pegava no colo cantava a música. Foi a primeira coisa que eu aprendi a ler".

Este ano também sai um livro com a história das 25 coleções de Ronaldo, com texto de Carol Garcia. O projeto faz parte da coleção "História da Moda Brasileira", da Cosac & Naif, que terá volumes sobre vários estilistas. Para Ronaldo, esse registro é de extrema importância. "De uns cinco anos para cá, vem sendo definida a cara que a moda brasileira terá nos próximos 3o anos".

Apesar de considerar gravíssimo o fato de que as indústrias do setor estão produzindo roupas fora do Brasil, Ronaldo vê bons sinais no horizonte. "Há alguns anos, todo mundo só se preocupava com tendências. Hoje há uma valorização do olhar individual de cada estilista. O mercado cobra isso. É urgente a construção da alma da marca", diz, com as credenciais de mestre.


15 comentários:

Janaína Ávila disse...

Ta depois sou eu que provoco, ne?
Maravilhoso o post, fiquei morrendo de inveja. E pensar que vi desfiles do EFL de mao dada com ele... ai ai. Se bem que acho que era pq ele tava com medo, hehe.

Janaína Ávila disse...

Vc falaram que ele é o estilista queridinho do Novidadeiras?

Anônimo disse...

e precisa, jana? hehehe. o povo já percebeu...

Unknown disse...

estive no desfile domingo, foi realmente emocionante!!

bom saber que vai sair esse livro pela cosac & naify!!!

Janaína Ávila disse...

Fia. Pq vc nao tem mais fotinha?!?

Fê Resende disse...

arrasou no post, ro, amei. e fiquei com vontade de correr pra loja pra passar tempo debaixo daquela arvore =)

Anônimo disse...

ai, jana fui trocar de foto e deu no que deu. nem a nova, nem a velha

Anônimo disse...

Belíssimo.

Anônimo disse...

as fotos do post também ficaram lindas, né?! ainda bem porque as minhas ficaram bem nervosas

Anônimo disse...

não sabia se fotografava ou se experimentava roupitchas

Janaína Ávila disse...

A que eu mais gosta é a da lousa se bem qeu aquela dele no banquinho ta fofa, parece que eu vou chegar a qualquer momento e dizer "Oi Ronaldo!" :D

Karla Matida disse...

eu gosto muito da do banco (percebeu o detalhe laterais?). ele pegou o caderno da maria sanz, de vitória (que só o chama de professor), e ficou desenhando enquanto falava ao telefone. tem ronaldo fraga escrito atrás. dá pra mandar imprimir e colocar no porta-retrato. aliás, rô manda pra mim?

Janaína Ávila disse...

E la vai ele, recorde de comentarios novamente. Se bem qeu a gente ajuda, ne?

Anônimo disse...

ajuda falar sozinha, né?!

Anônimo disse...

hum, já tenho a foto. grazie mille