sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Neutralize-se

Foto: César Augusto


Quem é que não ficou alarmado com as más notícias – já sentidas na pele - sobre aquecimento global ,que parecem ter invadido 2007 com força total? E a pergunta que todo mundo se faz diante dos prognósticos é uma só: a situação pode ser revertida ou, pelo menos, amenizada?

A resposta é sim. É possível correr contra o prejuízo, ainda que os efeitos nocivos do uso “irresponsável” do planeta já estejam batendo nas nossas portas. Uma das maneiras de compensar esses danos é a neutralização da emissão de gás carbônico, grande vilão do efeito estufa. Batizado de “Carbon Free”, o movimento começa a ganhar importância em todo o mundo e chega à SPFW em parceria com a ONG The Green Initiative. O verbo da vez é neutralizar-se.

Para isso, basta plantar árvores. A novidade é que por meio de uma “calculadora verde” pode-se saber a quantidade exata a ser plantada para compensar o impacto individual ou de empresas. Ou seja, cada um se torna responsável pelo seu próprio consumo. Computadores com tais calculadoras foram espalhados pelo prédio da Bienal e em apenas 5 minutos o resultado está na mão. Entram nessa conta as emissões de CO2 geradas pelo consumo de eletricidade e gás e pelo uso de transportes terrestres e aéreo.

Para quem não quer colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, a ONG se encarrega do serviço. Basta preencher uma ficha de autorização. A “The Green Initiative” já plantou 20 mil árvores, 10 mil delas no Paraná.

Quer entrar nessa onda “Carbon Free”? Entre no site da ONG, faça as contas e seja Carbon Free você também.

Um comentário:

Janaína Ávila disse...

Mas... nao tinha um post falando de um certo fotografo?!? Deu problema?!?