terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Uma data querida





Provavelmente, você já deve ter sido “fisgado” por um deles. Em algum restaurante, bar, café ou hotel, a ilustração peculiar ou a frase de efeito fizeram você se aproximar do display para descobrir de que se tratava. Em Londrina, essa história se repetiu exatamente por 275 mil vezes.

Esse foi o número de cartões distribuídos pela Circulô na cidade desde 23 de janeiro de 2006, quando a empresa, com sede em São Carlos (SP), abriu a franquia em Londrina. O primeiro aniversário em solo paranaense é comemorado com um número bem significativo: 275 mil são praticamente a metade da população londrinense. A cidade é a única do Paraná entre os 15 municípios (do interior de SP e MG) abrangidos pela marca, que roda atualmente 1 milhão de cartões por mês. A gráfica fica em Ribeirão Preto (SP).






Criada há dois anos e meio por um publicitário paulistano, a empresa pegou carona na onda retrô dos cartões postais. Sim, em plena era da Internet as pessoas ainda mantêm esse hábito. Pesquisas da empresa mostraram que daqueles que retiram os cartões dos displays, 25% enviam para amigos; 32% colecionam e 49% utilizam como peça decorativa. Bichinhos fofos, belas fotos, mensagens poéticas e frases que despertam a curiosidade justificam a vontade de levar os cartões para casa. E o melhor de tudo é que são gratuitos.

De acordo com a diretora da franquia de Londrina, Juliana Prestes Ribeiro de Faria, em 1 ano de mercado cerca de 80 empresas já contrataram os serviços da Circulô, que cobra R$ 950,00 (parcelado em 3 vezes) por 5 mil cartões, incluindo arte, gráfica e veiculação. Em cada cidade, a empresa conta com uma equipe de criação. A regra básica é não colocar nome nem logomarca na frente do cartão, justamente para despertar a curiosidade do público e garantir que a mensagem chegue a seu destino. A veiculação tem duração de 2 meses, com reposição semanal nos displays espalhados pela cidade. Em Londrina, são cerca de 40 pontos. Há a possibilidade de distribuição em todos os pontos ou apenas em locais pré-determinados.








Aluísio Júnior, responsável pelo atendimento da Circulô em Londrina, conta que o próximo lançamento é a série de quatro modelos diferentes de cartões para um só cliente, disponibilizados em um display exclusivo. Mas outras novidades devem vir. É só circular por aí para conferir.





Juliana e Aluísio, no escritório da Circulô em Londrina

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma data querida? Olha meus dois dedinhos se movimentando freneticamente. Han, han, han. Hehehe. Parabéns pra você, isso sim.

Anônimo disse...

Atualizem, pôxa! he

Isso aqui já me virou mania ...