segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Mojito Pop


Continuando com a lista de presentes das Novidadeiras, a dica para quem gosta de ritmos latinos é o recém lançado no mercado europeu “Rhythms del Mundo – The Buena Vista Sound”, pela Universal Music. Nao é mais do mesmo e sim uma coletânia inspirada na música cubana do fenômeno Buena Vista Social Club.

OK, parece mais do mesmo mas creia-me, nao é! O àlbum é o primeiro projeto da APE – Artists’ Projetct Earth idealizada para ajudar na transformação do nosso velho mundo cansado em um lugar melhor para se viver. As armas principais dos membros da APE são a musica, a arte e a dança. A renda da venda do CD e de outras inciativas que devem vir por aí vai para ajudar na pesquisa da prevenção de desastres naturais provocados pelo aquecimento global, como o tsunami na Asia, o Katrina nos EUA, terremotos e o a redução das geleiras nos pólos. É a música ajudando – ou pelo menos tentando – colocar uma ordem no caos.

O projeto “RDM – The Buena Vista Sound” nasceu durante o Sundance Film Festival, em janeiro de 2005, depois da força devastadora do tsunami. A idéia era simples, e Cuba era a inspiração. Concebido e produzido por Kenny Young, que se confessa um apaixonado pelo som latino, o álbum traz ainda Omara Portuondo (em uma versão latina para “Killing me Softly”) e Ibrahim Ferrer (com uma versão de “As Time Goes By”) dão a benção a outros artistas estrelados do universo pop/rock como Coldplay, Jack Johnson (pausa para gritinhos), Artic Monkeys, Maroon 5, Sting, Coco Freeman... Uma coisa é importante dizer: nao é que os fofos do Franz Ferdinand se puseram a cantar Guantanamera, não senhor! É o hit “The Dark of The Matinee” que ganha uma versão latina, com direito a versos em espanhol e o mesmo aconteceu com “I Still haven’t found what I’m looking For”, do U2. O single de lançamento do disco é “Clocks”, de Coldplay e já esta tocando adoidado nas rádios do Velho Mundo. Um disco delicioso, para beber com Mojito enquanto o mundo pára para você descer e dar uma volta. Recomendadissimo!

Confira o tracking list de “RDM the Buena Vista Sound”
1.Clocks - Coldplay
2.Better Together - Jack Johnson
3.Dancing Shoes - Arctic Monkeys
4.One Step Too Far - Dido & Faithless
5.As Time Goes By - Ibrahim Ferrer
6.I Still Haven't Found What I'm Looking For - U2 & Coco Freeman
7. She Will Be Loved - Maroon 5
8. Fragilidad - Sting
9. Killing Me Softly - Omara Portuondo
10. Ai No Corrida - Vania Borges feat. Quincy Jones
11.Modern Way - Kaiser Chiefs
12.Don’t Know Why - Vania Borges
13.Hotel Buena Vista - Aquila Rose & Idania Valdez
14.The Dark of the Matinee - Coco Freeman feat.Franz Ferdinand
15. High and Dry - El Lele de Los Van Van feat.Radiohead (samples)

Bonus Track
Casablanca (As time goes by) - Ibrahim Ferrer & Omara Portuondo

Um comentário:

Karla Matida disse...

ai, roubaram o meu cd buena vista social club (o original) e eu acabei não comprando outro. vi o filme em tão boa companhia que era sempre uma ótima experiência ouvir o tal cd. ai, vou correr comprar outro. quem sabe esse aqui também.