terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Série fashion - parte 1



Porque é fim de ano, época de retrospectivas e balanços, o novidadeiras apresenta a série "marcas londrinenses". O tema foi um dos assuntos publicados pela Folha de Londrina, no caderno especial de aniversário da cidade, do qual fui uma das colaboradoras. No primeiro post da série você conhece um pouco da história da Ruah.




Look verão 2007: primeira coleção feminina da Ruah



Aos 19 anos, o designer gráfico Alex Manfredini Contato, hoje com 30, não imaginava que o gosto pessoal para se vestir acabaria lhe indicando os rumos profissionais. Descontente com o que o mercado oferecia, desenhou e mandou tecer algumas blusas de tricô, que chamaram a atenção dos amigos. Descobriu ali um mercado. Era 1997 e nascia a Ruah, “soco do espírito” em hebraico.

Aos poucos, a alfaiataria com ares streetwear se juntou aos tricôs de apelo retrô. Quando as cenas fashion e eletrônica despontavam, a Ruah dividia espaço no Mercado Mundo Mix, em São Paulo, com os também iniciantes Mario Queiroz e Alexandre Herchcovitch. Suas peças vestiram os VJs da MTV e apareceram em revistas nacionais. Mas, apesar da boa aceitação dos modernos, as dificuldades eram grandes.

Ainda assim, Alex abriu a primeira loja, no centro de Londrina, com ajuda da Associação de Desenvolvimento da Indústria Informal de Londrina. Hoje a marca está instalada no Catuaí, tem pontos de venda fora da cidade e produção terceirizada. Crescimento, entretanto, tem um significado diferente para Alex. “Tenho medo de popularizar a marca; não quero passar por cima de conceitos meus”, revela. Tanto que só agora, depois de 10 anos de história, ele lançou a linha feminina, sucesso de vendas.

“Quero que a pessoa use meu produto porque se identificou com ele, não porque é barato ou viu alguém usando”, diz o designer, que não assiste desfiles para não se influenciar e se inspira em filmes nacionais antigos e em shows de rock para criar as coleções.


Matéria originalmente publicada na Folha de Londrina, dia 10/12/06.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, moças!

Acabei de conhecer o pedaço. O blog é bonito, variado, com bons textos, enfim, uma delícia!
Voltarei sempre.
Parabéns para as novidadeiras e talentosas!
Beijos.

Mauricio Della Barba disse...

Oi Rô!! Muito legal, viu? É assim que começa...Gostchei!!! Sucesso e se precisar de algo é só pedir...Bejos...Mauricio