domingo, 31 de dezembro de 2006

Cappuccino Made in Italy


Não sei se você já percebeu mas existe uma verdadeira corrida contra o tempo para “proteger” produtos tradicionais antes que algum espertinho faça primeiro. Os italianos ( não só eles) estão se mexendo faz tempo para proteger vinhos, queijos e outros produtos como salames e embutidos da globalização gastronômica e agora, anunciam o projeto para a tutela de um dos símbolos do país, o cappuccino.

A estréia oficial do Cappuccino Italiano Certificado acontecerá em fevereiro, em Rimini, durante o “Pianeta Birra Beyerage & Co”, importante evento dedicato ao mundo das bebidas. É alí que o público poderá testar a avaliar sensorialmente o tal cappuccino certificado.

A partir de então, para ser considerado um verdadeiríssimo cappuccino italiano, a bebida deverá ser preparada a base de café expresso tutelado pelo Istituto Nazionale Espresso Italianoe leite inteiro fresco de alta qualidade . Para ser perfeito, como prega o Instituto, o cappuccino deve ter coloração branca, com bordas marrons no clássico e nos decorados, o tom do marrom pode variar do mais escuro ao mais claro, assim como a espessura da espuma. Quanto ao perfume, é permitido odor de frutas secas, flores, leite, de tostado, de cacau e baunilha. Nunca de queimado ou de algum produco química, como o detergente para lavar as xícaras, por exemplo.. O Cappuccino Italiano Certificado deve ser incorpado, suportavelmente amargo e com uma acidez balanceada, quase imperceptível.

O “Istituto Nazionale Espresso Italiano” è uma associação que reúne torrefadores, construtores de máquinas de torrefação e de café expresso além de outros profissionais ligados à cadeia do café expresso – outra instituição gastronômica na Itália.. com menos de 30 associados e um faturamento de mais de € 350 milhões ao ano

4 comentários:

Rosangela Vale disse...

Hummm, quero experimentar...sou louca por cappuccino. Traz um pra mim, Jana?!

Janaína Ávila disse...

Figurate!
Eu faço um pra vc... ou melhor, dois... tres se a Taina tb quiser :p

Karla Matida disse...

já começaram as encomendas italianas?

Janaína Ávila disse...

Opa! Claro!!! Pq vou chegar de malas praticamente vazias e voltar com elas lotadas, hoho!